Com a expectativa a crescer para o clássico entre o FC Porto e o Benfica, os dois treinadores, José Mourinho e Francesco Farioli, partilharam as suas reflexões sobre a preparação para o grande duelo. A importância da preparação psicológica e a abordagem estratégica são tópicos centrais nas suas declarações.
Reflexões de José Mourinho
José Mourinho, treinador do Benfica, abordou a análise comparativa entre o Chelsea e o FC Porto, explicando que considera a comparação uma oportunidade de motivação: ““Quando se perde, temos de nos tentar agarrar a algo de positivo e motivador para as pessoas que estão à nossa volta, a olhar para o chão, e receber qualquer coisa de positivo. Não me parece ser uma frase com conotação negativa para o FC Porto, já os elogiei e posso fazê-lo novamente. Gosto muito da equipa do FC Porto. Mas não vejo nenhum drama na situação. Uma coisa é o campeão do mundo que luta para ganhar a Premier League e joga na Champions. Outra coisa é um clube que joga para ganhar a Liga Portuguesa, que fez um fantástico investimento e outra coisa é um clube que gastou mil milhões no último par de anos. Estamos a falar de contextos diferentes.””
Mourinho enfatizou também a preparação emocional para o clássico, notando que é importante para os jogadores terem uma noção clara do que este jogo representa: ““Ao nível emocional é obviamente importante que tanta gente nova perceba bem o contexto. Para um treinador que já esteve do lado de lá e está do lado de cá é mais fácil antecipar cenários ao nível emocional. E ajudar jogadores que mesmo que tenham tido clássicos de outros países de onde venham, este é o primeiro Clássico em Portugal. É importante terem uma boa noção que este Clássico tem.””
Preparação de Francesco Farioli
Por outro lado, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, focou a sua preparação na equipa e não na figura de Mourinho: ““Tentámos preparar o jogo com muita atenção. Vimos os últimos quatro jogos do Benfica, mas também algumas experiências anteriores, sobretudo do tempo que Mourinho passou em Inglaterra. Tentámos descodificar o que pode vir a acontecer. Não fui o único a fazer esse trabalho da melhor maneira possível. Fizemos o nosso trabalho e, amanhã, vamos jogar contra uma equipa muito boa, de Liga dos Campeões, que vem cá para competir no máximo. Temos de estar preparados.””
Farioli também considerou a importância da dinâmica emocional e mental: ““Quanto ao resto, há muitas coisas que afetam a performance, tudo tem uma certa importância. Há os aspectos táticos, mas também pessoais, dinâmicas próprias dos clubes. Há muitos fatores que se misturam no futebol. Mas o jogo de amanhã é importante para nós, temos de estar muito bem preparados. Treinámos hoje e, amanhã, vamos ter o dia para tentar preparar o jogo da melhor forma possível e chegar ao jogo com o espírito certo. É o mais importante, porque cada plano, sem o fogo certo, não chega.””
O foco no jogo
O foco de Farioli na performance da equipa é claro: ““O jogo de amanhã tem três resultados possíveis. Temos de dar o nosso melhor, sabendo de onde viemos. Na última época, os jogos com o Benfica custaram muito ao Porto. Sofreu oito golos e apenas marcou dois. Isso demonstra o valor do adversário. Temos de dar o máximo para deixar os adeptos felizes.””
Respeito Mútuo
O respeito mútuo entre os treinadores também foi uma nota de destaque nas suas falas. Farioli caracterizou Mourinho como um dos mais bem-sucedidos treinadores: ““Estamos a falar de um dos mais bem-sucedidos treinadores, ganhou muitos troféus. O seu palmarés é incrível e é uma das pessoas mais especiais do futebol. O que ele representa para o futebol é notório. Já disse que ele é uma referência para mim, tem todo o meu respeito. Nos últimos anos, ele teve experiências em vários países. Fez um trabalho incrível na Roma, ganhou a Liga Conferência. É um misto de sentimentos, mas sei o quão difícil é competir nestes ambientes.””
“A prioridade é o jogo de amanhã. Vamos jogar contra o Benfica, não contra Mourinho. Temos de ter a nossa mente ligada às dinâmicas do jogo. Temos três, quatro, ou até mesmo cinco cenários que podemos esperar antes e durante o jogo. Temos de estar prontos para tudo, apesar dos poucos dias que tivemos para nos prepararmos.”