O treinador do Gil Vicente, César Peixoto, prepara-se para o importante desafio frente ao Benfica, referente à sétima jornada da Liga. Este encontro tem um significado especial para Peixoto, que vai defrontar José Mourinho, seu antigo treinador. Numa conferência de imprensa, Peixoto recordou a ligação que teve com Mourinho, mas deixou claro que o foco está totalmente na vitória da sua equipa.
“É verdade que foi o meu treinador, é verdade que foi quem me contratou do Belenenses para o FC Porto, na altura, e que ganhámos muita coisa juntos. Mas, neste momento, ele é treinador do Benfica, eu sou do Gil Vicente e quero-lhe ganhar”
, afirmou o técnico.
Desafios e postura frente ao adversário
César Peixoto destacou a postura que o Gil Vicente irá adoptar diante de um Benfica que, apesar de estar a passar por um momento menos positivo em casa, continua a ser um adversário muito forte e determinado na luta pelo título: “Não vencem em casa há três jogos e não podem perder pontos na luta pelo título. Certamente será um adversário muito forte desde o início.”
O técnico sublinhou que a sua equipa está preparada para o desafio, enfatizando a humildade e a organização como elementos fundamentais. “Os jogadores estão naturalmente motivados, não me preocupo com deslumbramento, porque são humildes, trabalhadores e com fome de vencer. A minha preocupação é a organização, a estratégia e impor a nossa ideia de jogo o mais tempo possível.”
Identidade e controlo emocional
Num contexto em que o Benfica vem de uma polémica relativa à arbitragem no último jogo, Peixoto salientou a importância do controlo emocional e da identidade da equipa. “Espero que seja um bom jogo, com três boas equipas em campo. Que as polémicas [com arbitragem] do último jogo [do Benfica] não afetem nada nem ninguém.”
O treinador reforçou ainda a ideia de que o adversário tem maior responsabilidade por jogar em casa e estar na luta pelo título, mas que o Gil Vicente entrará em campo com humildade e determinação para lutar pelos três pontos. “O adversário tem mais responsabilidade por estar em casa e lutar pelo título, e o Gil Vicente, humilde, vai lutar pelos três pontos.”