O Benfica apresentou, esta terça-feira, o projeto Benfica Imersivo, uma experiência de realidade virtual que visa reforçar a atratividade do Estádio da Luz e do Museu Cosme Damião. A iniciativa foi destacada por José Gandarez, vice-presidente dos encarnados, como um passo inovador para aumentar o número de visitantes.
“O Benfica Imersivo faz parte de uma aposta que a equipa de marketing do Benfica tem vindo paulatinamente a adotar, que é aumentar o número de visitas ao museu e ao estádio. Faz parte de uma estratégia de termos uma experiência cada vez melhor e maior para quem nos visita e é uma inovação que só o Manchester City e o Benfica têm nesta fase”, sublinhou José Gandarez.
Experiência Imersiva e Inovadora
Com recurso ao uso de óculos de realidade virtual, os visitantes podem viver momentos únicos: assumir a pele de um jogador encarnado, levantar o troféu de campeão nacional no relvado do Estádio da Luz, viajar em plataformas em movimento aparente, voar sobre o relvado ou revisitar episódios marcantes da história do clube. A implementação deste projeto demonstra a constante evolução na forma como os clubes se conectam com os seus adeptos, proporcionando-lhes experiências memoráveis.
José Gandarez também afirmou que “é uma oferta que temos para todos os sócios do Benfica, adeptos e turistas que vêm a Lisboa vivenciarem.” O impacto da aposta em experiências diferenciadoras tem sido visível: das 185.635 visitas em 2022/23, o número subiu para 231.928 em 2023/24, alcançando 236.314 na última época. Segundo dados do Benfica, cerca de 65 por cento dos visitantes são estrangeiros.
Visitas Internacionais e Aposta em Tecnologia
Portugal é, ainda assim, o país mais representado entre os visitantes, seguido por França, Inglaterra, Brasil e Espanha. A inovação tecnológica não se limita a esta experiência, pois o Benfica Imersivo junta-se a outras propostas já disponíveis no complexo da Luz, como o slide e as visitas noturnas ao estádio, as quais em breve se irão somar atividades de escalada e escape room.
José Gandarez concluiu: “Entrar nesta realidade imersiva e virtual e perceber a história do Benfica é uma experiência diferente. Tal como hoje em dia temos pessoas a fazer slide no estádio, vamos ter escalada e escape rooms... temos cada vez mais novas experiências para os benfiquistas e os não benfiquistas virem ver o estádio e terem uma experiência diferente e gratificante.”
Uma Oferta Diversificada para Todos
Com esta novidade, o clube da Luz reforça a aposta numa oferta diversificada, que alia história, emoção e tecnologia, consolidando a tendência de crescimento no número de visitantes e garantindo experiências memoráveis a quem passa pelo Estádio da Luz.
O projeto Benfica Imersivo representa não apenas uma inovação tecnológica, mas também um importante passo na valorização do património desportivo e cultural do clube, atraindo uma audiência cada vez mais vasta e diversificada.