Na corrida para a presidência do Benfica, Martim Mayer recorreu às redes sociais esta segunda-feira para acusar João Noronha Lopes de copiar
as suas ideias. O debate intensifica-se à medida que a primeira volta das eleições se aproxima, marcada para o dia 25 de outubro. Mayer expressou em sua publicação: “O valor de uma ideia está na visão da sua execução, porque a ideia em si vale pouco. Não é possível copiar shamelessly (descaradamente em português) uma visão. É preciso saber o caminho: Liderar e implementar.”
Este embate vem no contexto em que Mayer, neto do antigo presidente do clube, Duarte Borges Coutinho, é um dos cinco candidatos à liderança do Benfica, competindo com João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e o atual presidente Rui Costa.
Enquanto as eleições se aproximam, também circulam rumores sobre o possível regresso de Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica. Vieira deverá revelar em breve sua candidatura às próximas eleições, apesar de ter negado um retorno em 2022, afirmando: “Nunca mais. Nem que Cristo desça à Terra.”
A pressão e a especulação aumentam, criando um ambiente de expectativa à volta do futuro do clube.
A Critica à Arbitragem
No meio desta intensa corrida eleitoral, Cristóvão Carvalho não poupou críticas à arbitragem no futebol português. Referindo-se a um penálti claro a favor do Arouca que não foi assinalado, Carvalho destacou: “No jogo do Sporting, logo aos 3 minutos houve um penálti claro a favor do Arouca - impossível de negar. Ainda assim, o lance foi ignorado, como se nada tivesse acontecido. Como teria sido o jogo e o resultado com esse lance devidamente assinalado e convertido?”
.
A crítica de Carvalho não se ficou por aqui. Ele também se posicionou em defesa do Benfica, relatando: “No jogo do Benfica, com o capitão Otamendi, aconteceu algo semelhante: penálti evidente, sem desculpas, mas que também foi varrido para debaixo do tapete. Dois lances decisivos, dois pesos e duas medidas. O campeonato ainda mal começou e o padrão é preocupante: decisões que favorecem sempre os mesmos. O Benfica tem de agir de forma a se proteger e garantir a integridade da competição e para que não haja desigualdade de tratamento.”
Este discurso realça a tensão entre os clubes e a necessidade de um ambiente competitivo mais justo no campeonato.
Mudanças no Braga
Outra notícia em destaque é a mudança de treinador na equipa B do Braga. O clube anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo com Simão Freitas para a rescisão do contrato, que deixa assim o comando técnico da equipa B com efeitos imediatos. O clube expressou o seu agradecimento pelo trabalho e compromisso do técnico, mas justificou a decisão por “motivos pessoais do treinador”
. Ruca Sá será o novo treinador, enquanto a restante equipa técnica permanecerá em funções.
Além disso, Ismael Gharbi, extremo do Braga, poderá estar a considerar a sua saída do clube, segundo a rádio RMC Sport. A sua ausência na vitória sobre o Alverca foi notada, e acredita-se que ele deseje um novo desafio na carreira. Gharbi, que já foi internacional sub-18 pela França e sub-19 por Espanha, expressou o desejo de representar a Tunísia. Com 4 golos na sua época de estreia e boas estatísticas em termos de assistências, a sua saída poderá ser um golpe para o Braga, que terá de se preparar para possíveis transferências nas próximas semanas.