Richard Ríos a caminho do Benfica para reforçar o meio-campo

  1. Richard Ríos a caminho do Benfica
  2. Transferência avaliada em 27 milhões de euros
  3. Contrato de 5 épocas, 2,5 milhões/ano
  4. Pedro Caixinha: "Ríos encaixaria em qualquer um dos 'grandes'"

O médio Richard Ríos está a caminho de Lisboa para reforçar o Benfica. A transferência, avaliada em 27 milhões de euros, torna o internacional colombiano na compra mais cara de sempre dos encarnados.

Richard Ríos deverá aterrar em Lisboa na manhã desta terça-feira, depois de uma viagem de cerca de 9h30 de duração, para realizar os habituais exames médicos e assinar finalmente pelo clube da Luz. A sua chegada promete agitar o meio-campo encarnado e dar novas soluções ao treinador.

Médio 'picou-se' com Otamendi e chega para reforçar o meio-campo encarnado

Pedro Caixinha, em declarações ao Bola Branca, da Rádio Renascença, recordou os tempos em que se cruzou com o internacional colombiano no Brasil: “O Rios encaixaria em qualquer um dos plantéis dos chamados 'grandes' em Portugal. Vem, de certeza, com essa fome de vencer, que é uma das características principais nos grandes jogadores para poder fazer diferença”.

O treinador português equipara-o a Mateus Uribe (ex-FC Porto) “mas mais intenso, agressivo, com mais determinação e ambição para ganhar”. Caixinha recorda que "ele estava no Guarani, equipa da série B nessa altura, e era, indiscutivelmente, o jogador mais importante e mais determinante dessa equipa. Tinha, salvo erro, 23 anos. Nós tentámos identificá-lo e seguir-lhe o rasto, mas o RB  [Bragantino] contratava sempre jogadores com uma idade muito abaixo dessa, portanto não conseguimos, apesar de ser uma necessidade que tínhamos do plantel e ele enquadrava com todas as características”.

Qualidades e Dinâmica

O treinador vincou que Ríos é “um jogador com capacidade, não só em termos da construção, desde a ligação do setor defensivo com o setor médio, mas também tem boa chegada área, muito boa meia distância, uma intensidade defensiva e agressividade no ataque à bola. Vai dar uma dinâmica e uma intensidade ao meio-campo do Benfica totalmente diferente do que foi a última época”.

Yannick Bolasie, ex-Sporting, já confessou apreciar as qualidades do jogador que esteve em destaque no Palmeiras, às ordens de Abel Ferreira.

Integração e Contrato

Pedro Caixinha antevê uma integração rápida de Richard Ríos na equipa encarnada: “Vem num outro patamar, enquanto que o Benfica ainda está num momento de pré-temporada, mas tendo já a Supertaça e as pré-eliminatórias da Champions já também muito próximas. Ter um jogador com esta qualidade, com este perfil, com estas características e já com esta rotação neste momento da época tão importante. Penso que chegará e pegará de estaca”, rematou Pedro Caixinha.

Espera-se que Richard Ríos assine um contrato válido para as próximas cinco temporadas, com um ordenado de 2,5 milhões de euros por ano.

Análise do JOGO: Penálti polémico decide FC Porto-Nacional

  1. Penálti assinalado a favor do FC Porto foi considerado uma boa decisão por Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo.
  2. Jorge Coroado: «João Aurélio, de forma negligente, pisa o pé de Borja Sainz.»
  3. José Leirós: «Zé Vítor não jogou a bola e de forma ilegal, com braço e cotovelo nas costas de Samu, carregou e empurrou, derrubando-o.»
  4. Fortunato Azevedo considera que foi uma má decisão não assinalar penálti sobre Samu.

Carlos Vicens antevê jogo complicado frente ao Gil Vicente

  1. Carlos Vicens: “A equipa preparou-se, trabalhou duro e vamos tentar ganhar”
  2. Ricardo Horta é dúvida e fará um último teste no domingo
  3. Jogo: Sporting de Braga vs Gil Vicente no Estádio Municipal de Braga
  4. Árbitro: José Bessa (Associação de Futebol do Porto)