O Besiktas confirmou que iniciou negociações para a contratação do jogador Orkun Kökçü, atualmente no Benfica. O clube turco emitiu uma declaração à KAP, revelando o interesse no internacional turco de 24 anos, que se juntou ao Benfica em 2023, proveniente da equipa neerlandesa Feyenoord, num negócio que totalizou 25 milhões de euros, podendo subir a 30 milhões por objetivos.
Kökçü, que tem contrato com o clube da Luz até 2028, teve duas temporadas em Portugal, onde participou em 98 partidas, marcando 19 golos e assistindo em 22 ocasiões. No entanto, a sua permanência no Benfica começou a ser questionada após um incidente recente com o treinador Bruno Lage, que culminou numa substituição durante o Mundial de Clubes contra os neozelandeses do Auckland City.
Conflito e Controvérsias
Este conflito surge numa sequência de críticas que Kökçü já havia direcionado ao antigo treinador Roger Schmidt, o que poderá ter influenciado o seu futuro no clube. Se a transferência para o Besiktas se concretizar, Kökçü irá reencontrar jogadores como João Mário, Rafa e David Jurasek, com quem já teve ligações no Benfica, além de Gedson Fernandes, outra antiga figura dos 'encarnados'.
Neste contexto, o Besiktas reforçaria ainda mais o seu plantel com a inclusão de um jogador que se destacou no futebol português, intensificando assim a concorrência no campeonato turco.
Desenvolvimentos no Benfica
Por outro lado, o clube da Luz também está a lidar com uma recente controvérsia relacionada com o seu anterior treinador, Jorge Jesus. O Benfica divulgou um comunicado onde anunciou ter chegado a acordo com Jesus sobre um acerto fiscal de IRS, após o técnico ter desencadeado uma ação judicial por incumprimento contratual.
O clube expressou a sua gratidão pela colaboração do ex-treinador na resolução do caso, declarando que o assunto está agora encerrado. Este desfecho pode trazer algum alívio à administração do Benfica, enquanto observa a possível saída de uma das suas principais figuras recentes, Kökçü, que poderá vir a ser um importante reforço para o Besiktas.