O Benfica alcançou uma vitória expressiva por 6-0 frente ao AVS, num jogo a contar para a 31.ª jornada da I Liga. Após o encontro, o técnico Bruno Lage compareceu em conferência de imprensa para abordar diversos aspetos da partida e da equipa.
Uma das questões colocadas incidiu sobre o futuro de jogadores emprestados como Samuel Dahl, Amdouni e Belotti, ao que o treinador respondeu de forma direta. “Não falo sobre a próxima época, estou muito satisfeito com esses jogadores e vou utilizá-los enquanto cá estiverem”
, afirmou. Bruno Lage sublinhou a importância de todos os jogadores, indicando que “Bruma hoje não jogou, mas tem trabalhado bem”
, e que a escolha do onze inicial visou explorar as características dos jogadores em função da estratégia da partida.
Compensação insuficiente
Outro momento comentado foi o tempo de compensação no final do jogo. Bruno Lage considerou-o insuficiente, fazendo uma comparação com uma partida anterior. “Sobre a compensação, olhando para o último jogo, em que tivemos seis ou sete minutos com o Arouca, achámos exagerado. Pelo que se passou, dois minutos é curto”
, disse o técnico.
Relativamente às escolhas táticas para a partida, Lage justificou a inclusão de Samuel Dahl e Amdouni no onze inicial. “Foi para o Samuel poder jogar mais projetado. Também trazer o Carreras para a fase de construção ajudou a projetar o Samuel e a criar movimentos na diagonal entre os defesas. Tínhamos de ter isso pela forma como o AVS se organiza defensivamente”
, explicou.
Trabalho em lances de bola parada
Um dos destaques da goleada foram os três golos marcados na sequência de lances de bola parada, especificamente cantos. Bruno Lage revelou que este é um aspeto trabalhado pela equipa técnica e destacou a preparação específica para este jogo. “É algo que temos vindo a trabalhar e com mais tempo. Mérito total à minha equipa técnica sobre esse trabalho”
, disse.
O treinador ainda acrescentou que “foi o primeiro, o segundo e o terceiro (golo) que resultaram de cantos preparados”
. Ao abordar a estratégia, Lage mencionou que os jogadores conseguiram explorar bem essas situações, pois o AVS também domina esses lances e era necessário provocar a defesa adversária.