Nicolás Otamendi, defesa central do Benfica, tem sido tema de conversa no mundo do futebol. Beto Pimparel, antigo colega de Otamendi no FC Porto, partilhou a sua visão sobre o sucesso do jogador.
O antigo guarda-redes portista não poupou nos elogios ao central argentino, destacando a sua paixão e profissionalismo. A transferência de Otamendi para o Benfica, contudo, não foi isenta de controvérsia, dada a sua ligação anterior ao FC Porto, um tema que Beto Pimparel também abordou.
O Segredo do Sucesso de Otamendi
Beto Pimparel começou por recordar os tempos em que partilhou o balneário com Otamendi no FC Porto: “O Nico [Otamendi] era jovem quando joguei com ele no FC Porto. Cheio de fome de títulos, via-se perfeitamente que tinha bem claro na sua cabeça e nas suas ideias onde queria chegar. Era um jovem desimpedido, mas ao mesmo tempo muito sério quanto ao trabalho. Muito comprometido do trabalho, muito comprometido com o treino, muito focado e esse é o grande segredo do Nico, é o compromisso com a sua profissão”.
O antigo guarda-redes realçou ainda a paixão de Otamendi pelo futebol: “É um jogador muito bom profissional, é um apaixonado pelo treino, pelo jogo, e quando se reúnem todas estas valências, é muito mais fácil prolongares a tua carreira. É muito mais fácil que o teu corpo acompanhe a tua vontade e está aí, com 37 anos, deve ser dos jogadores que mais jogos faz durante a temporada aqui em Portugal e obviamente que fico muito contente”.
Evolução e Foco Contínuo
Beto Pimparel realçou a evolução e o foco contínuo de Otamendi ao longo dos anos. “Conheci o Nico muito jovem, é claro que vamos evoluindo, vamos amadurecendo, envelhecendo, mas olho para o Nico e continuo a vê-lo no campo focado, concentrado… Quando assim é, e quando aquele treino invisível é feito, e bem feito, fica-se mais perto de chegar mais longe dessa longevidade de carreira”, afirmou.
A Transferência para o Benfica e a Rivalidade Clubística
A transferência de Otamendi para o Benfica gerou controvérsia devido à sua ligação prévia ao FC Porto. Beto Pimparel comentou a rivalidade clubística em Portugal: “Nós em Portugal temos muita dificuldade e entendo a questão da rivalidade. Em Itália, na Alemanha, na Inglaterra, até algumas vezes em Espanha, os jogadores acabam por sair de um rival para ir para outro… Obviamente que é muito compreensível que os adeptos [portugueses] não tenham essa mesma compreensão, são adeptos muito mais emocionais, mas trata-se sempre de fazer as coisas bem. A carreira de um futebolista é curta, as oportunidades surgem e às vezes surgem por parte dos rivais”.
Sobre a decisão de Otamendi, Beto Pimparel concluiu: “Acredito sempre que é a conduta do jogador que vai ditar se a opinião pública é mais ou menos compreensiva ou até agressiva. O Nico tomou uma opção, foi uma possibilidade para ele, na altura, voltar a Portugal, a porta que se lhe abriu foi a do Benfica. Obviamente que suscitou dúvidas, alguma incompreensão por parte dos adeptos do FC Porto, mas a vida de um atleta muitas vezes é isto mesmo, são portas que se abrem”.