Luís Castro, atual treinador do Dunkerque, surpreendeu Luis Enrique ao revelar que foi responsável por orientar os jovens talentos Gonçalo Ramos e João Neves durante as suas formações no Benfica. Este facto adiciona uma camada extra de interesse ao duelo da Taça de França entre o PSG e o Dunkerque, transformando o jogo num reencontro de histórias que se cruzaram no desenvolvimento do talento jovem.
Na conferência de imprensa de antevisão da partida, Luis Enrique confessou: “Eu conheço o treinador [Luís Castro]. Mas esse [ter sido treinador dos meus jogadores] é um facto que acabei de saber. Vou falar sobre isso com o Gonçalo [Ramos] e com o João [Neves] e ver se eles me podem ajudar. Mas analisámos bem o Dunkerque, eles venceram três equipas da Ligue 1. Gosto do estilo do Dunkerque”.
O Legado de Luís Castro na Formação de Talentos
Este episódio demonstra a forte interconexão entre as formações e o desenvolvimento dos jovens jogadores. Luís Castro reforçou essa ideia ao comentar sobre João Neves e Gonçalo Ramos: “[João Neves e Gonçalo Ramos] são duas das melhores pessoas com quem trabalhei no futebol, a nível pessoal e profissional. Por isso não estou surpreendido com a sua evolução”.
O treinador do Dunkerque também elogiou o empenho de Gonçalo Ramos, referindo que: “O Gonçalo trabalhava mais do que os outros, mesmo vindo da equipa principal. A partir daí, é fácil conhecer a sua personalidade”.
João Neves: Um Talento Inato
A trajetória de João Neves também foi comentada por Castro, mencionando a conquista da UEFA Youth League, e destacou: “O que é que eu posso dizer que ainda não se saiba? Olha-se para uma imagem dele por momentos durante um jogo com o PSG, e vê-se que está 200% ligado a todos”.
Com Luis Enrique atento ao seu passado e à conexão que os seus jogadores têm com Luís Castro, a expectativa para o embate na Taça de França cresce. A influência dos formadores na carreira dos atletas é inegável.