Serginho Andrade: O português que encanta na Dinamarca

  1. Serginho Andrade é o rei das assistências na Liga Dinamarquesa.
  2. Começou a sua formação no Belenenses e passou pelo Benfica.
  3. Ronaldinho é a sua referência no futebol.
  4. Momento marcante: golo contra o Midtjylland em 2023.

Serginho Andrade, extremo português a brilhar na Liga Dinamarquesa, é o rei das assistências. Numa entrevista exclusiva ao Maisfutebol, o jogador fala sobre a adaptação ao país nórdico e o excelente momento de forma que atravessa. Com um estilo de jogo criativo, técnico e imprevisível, Serginho tem vindo a encantar os adeptos do Viborg. O Maisfutebol foi descobrir o percurso do jogador e os segredos do seu sucesso.

Formação em Portugal e a Mudança para a Dinamarca

Serginho Andrade começou a sua formação no Belenenses, passando depois pelo Sacavenense e, em 2015, com apenas 14 anos, ingressou na formação do Benfica. “Era um sonho que a minha família tinha, por serem benfiquistas, e aconteceu”, recorda o jogador. Após passagens pelo Benfica e Estoril, Serginho encontrou o seu espaço na Dinamarca. “Foi uma adaptação bem tranquila. Tanto o clube como os adeptos receberam-me bem. Mesmo não sabendo falar bem inglês na altura, foi rápido aprender, porque todos no clube falam essa língua e ajudaram-me”, conta o extremo de 24 anos.

O Segredo da Adaptação e a Gastronomia Dinamarquesa

O jogador português tem sido uma ameaça constante para as defesas adversárias na Liga Dinamarquesa. “O que me impressionou mais foi o facto de o inglês ser a língua comum usada no clube. Nas palestras, nos treinos e nos jogos falamos em inglês, o que facilita quem vem de fora”, acrescenta Serginho. Apesar da facilidade de comunicação, nem tudo foi simples. Serginho admite que a gastronomia “é muito diferente” da portuguesa, confessando que essa tem sido a parte mais difícil da adaptação.

Inspirações, o Melhor Momento e a Oliveirense

Quando questionado sobre as suas inspirações, Serginho não hesita em nomear Ronaldinho. “Não gosto de me comparar a outros jogadores porque fizeram a sua história e eu quero fazer a minha. Mas tenho o Ronaldinho como referência desde criança”, admite. Serginho Andrade elege como momento mais marcante o golo que marcou em casa, diante do rival Midtjylland, em setembro de 2023. Antes de brilhar na Dinamarca, o jogador passou por empréstimos, um deles na Oliveirense. “Costumo dizer que o empréstimo à Oliveirense foi a melhor coisa que me aconteceu. Foi onde me deram oportunidade de mostrar o meu jogo, de ser eu dentro de campo, onde me ajudaram a crescer como jogador valorizando as minhas qualidades e como homem também. Sou grato à Oliveirense por tudo o que fizeram por mim e sou mais um a apoiar, mesmo já não estando lá. Sou grato ao treinador Fábio Pereira, pois apostou em mim e acreditou no meu futebol, especialmente na fase em que estava antes de chegar ao clube”, assegura o extremo.

Henrique Araújo perto de reforçar o ataque do Vitória SC

  1. Henrique Araújo, 23 anos, pode ser emprestado ao Vitória SC pelo Benfica.
  2. O contrato de Nélson Oliveira termina em junho, motivando a procura por reforços no ataque do Vitória SC.
  3. Henrique Araújo procura relançar a carreira após 135 minutos em 12 jogos pelo Benfica.
  4. Henrique Araújo está avaliado em 1,8 milhões de euros.

Final da Taça da Liga entre Sp. Braga e V. Guimarães é momento histórico do futebol português

  1. Vai ser um jogo muito difícil. O V. Guimarães vem com uma dinâmica positiva, é uma equipa em crescimento e nota-se o trabalho que está a ser feito.
  2. Mesmo o nosso bom jogo com o Benfica não serve. Amanhã começa 0-0 e tens de ganhar o direito a conquistar o jogo.
  3. Nós vamos fazer parte do dérbi mais histórico que existe entre estas duas equipas, porque é o primeiro dérbi que existe em que vai decidir um título