Concluída a fase de grupos e o playoff da UEFA Champions League, apenas 16 equipas restam na luta pelo título de campeão europeu. Entre elas está o Benfica, que se apurou para os oitavos de final após eliminar o Mónaco.
De acordo com uma análise realizada pelo supercomputador Opta, que simulou 10 mil vezes o desenrolar da prova, o Benfica tem apenas 1,1% de probabilidades de conquistar o troféu. Apesar de ter alcançado os oitavos de final, as «águias» são a 12ª equipa mais provável de se sagrar campeã, com 22,8% de chances de chegar aos quartos de final e 12,1% de atingir as meias-finais.
Apenas quatro equipas têm menos possibilidades de vencer a Champions do que o Benfica: PSV (0,8%), Borussia Dortmund (0,7%), Club Brugge (0,7%) e Feyenoord (0,6%). Os principais favoritos, de acordo com as simulações, são o Liverpool (20,2%), o Arsenal (16,8%) e o Barcelona (12,7%). O atual detentor do troféu, o Real Madrid, surge em quinto lugar, com 10,5% de probabilidades de revalidar o título.
O sorteio dos oitavos de final da Champions está marcado para esta sexta-feira, às 11 horas. O Benfica poderá enfrentar adversários de peso como o Liverpool ou o Barcelona.