No total, foram mostrados 773 cartões nos 153 jogos da primeira volta, contra os 828 da época 2023/24, uma quebra de 55 cartões. O destaque vai para a redução de expulsões, que caíram de 50 para apenas 24.
Em relação aos cartões vermelhos, apenas três equipas - Boavista, Casa Pia e Rio Ave - chegaram aos três ou mais. Cinco clubes, incluindo os três grandes (Benfica, FC Porto e Sporting), não viram qualquer jogador ser expulso, direta ou por acumulação de amarelos.
O Sporting lidera o ranking de disciplina, com apenas 25 cartões, sendo que nenhum jogador 'leonino' ficou suspenso por castigo. O pódio é completado pelo Sporting de Braga, com 36 cartões, e o Benfica, com 38.
No extremo oposto, o Santa Clara, sensação da primeira volta, é a equipa mais indisciplinada, com 58 cartões amarelos e dois vermelhos diretos, num total de 60 admoestações. «Alisson Safira, Diogo Calila, Matheus Pereira, Luís Rocha e Sidney Lima já falharam jogos por acumulação de amarelos», revelou o clube.
Individualmente, o jogador mais admoestado foi o médio do Gil Vicente, Santi García, com oito cartões amarelos. O colombiano Sebastián Pérez, do Boavista, é o único com duas expulsões.
Já os guarda-redes Trubin (Benfica), Ricardo Velho (Farense) e Diego Costa (FC Porto) destacam-se por não terem visto qualquer cartão na primeira metade da época.