O Benfica enfrenta um momento delicado na presente temporada, com duas derrotas recentes no campeonato que o atiraram para o terceiro lugar da classificação. Neste contexto, antigos dirigentes do clube têm tecido críticas à gestão da equipa técnica e da Direção.
As declarações refletem a preocupação dos adeptos com o momento desportivo do clube, num contexto em que as recentes declarações de um vice-presidente sobre a possível construção de um novo Estádio da Luz também têm sido alvo de contestação.
Críticas à contratação de Sérgio Conceição
Eu acho que há muitos treinadores com capacidade. Não tinha que ser o Sérgio Conceição a vir treinar o Benfica, comentou Jaime Cancella de Abreu, conhecido benfiquista, em declarações ao canal V+. O antigo dirigente salientou que a personalidade de Conceição não seria do seu agrado: Não era uma boa aposta do Benfica na personalidade do Sérgio Conceição. Não falo nas qualidades de treinador, que as tem.
Apesar dos bons resultados iniciais de Conceição no AC Milan, onde já conquistou a Supertaça de Itália, Cancella de Abreu prefere aguardar para ver a sequência do trabalho do técnico português: Ele fez dois jogos muito bons, sobretudo a segunda parte do segundo. Mas também vamos ver a sequência que isto vai ter.
Críticas à Direção de Rui Costa
Por sua vez, José Manuel Capristano, antigo vice-presidente do Benfica, coloca em causa a Direção de Rui Costa, alertando que esta pode cair caso os resultados não apareçam: Se o Benfica não ganhar nada, vai o treinador e pode ir a Direção. Pode acontecer se os resultados não aparecerem, avisou, em declarações à Renascença.
Capristano critica também o discurso de Bruno Lage, treinador do Benfica: O discurso não me agrada. Está a dizer que o Benfica jogou muito bem quando o Benfica não jogou não jogou nada muito bem nas segundas partes ou segundos porque agora o Benfica só joga uma parte.
Possível antecipação de eleições
O ex-dirigente encarnado acredita que os benfiquistas votarão no candidato que consiga recuperar o clube desportivamente: As pessoas vão votar naquele que prometa recuperar o clube desportivamente, disse Capristano, que gostaria que as eleições fossem antecipadas para o defeso, de modo a preparar a próxima época.
Neste momento, o Benfica enfrenta uma situação delicada, com a possibilidade de ficar a cinco pontos do FC Porto, caso os dragões vençam o jogo interrompido devido ao nevoeiro. Perante este cenário, Capristano alerta que toda a estrutura tem que se preocupar porque o Benfica tem estado a jogar mal, mesmo quando ganha.