No próximo sábado, quando o Benfica receber o Sporting de Braga, o capitão da equipa, Nicolás Otamendi, prepara-se para atingir uma marca especial. O central argentino, que chegou à Luz no início da temporada 2020/21, vai cumprir os 200 jogos disputados com a camisola do Benfica.
Otamendi, que já havia vestido a camisola do eterno rival FC Porto, conquistou rapidamente o carinho dos adeptos benfiquistas, tornando-se um dos jogadores mais importantes do plantel. O internacional argentino é não só o dono da braçadeira de capitão, como também o jogador com mais partidas disputadas pelo clube da Luz nos últimos anos.
Otamendi, o capitão incontestável
Desde que chegou ao Benfica, Otamendi nunca perdeu o estatuto de indiscutível, independentemente do treinador ao comando. O central argentino já trabalhou com Jorge Jesus, Nélson Veríssimo, Roger Schmidt e agora Bruno Lage, mantendo-se sempre como uma peça fundamental da equipa.
Este facto é bem visível no número de encontros como titular: nos 199 jogos que já disputou, Otamendi integrou o onze inicial por 198 ocasiões. Algo que demonstra a confiança que os vários treinadores depositam no capitão benfiquista.
O segundo jogador com mais jogos pelo Benfica
Com 199 jogos disputados pelo Benfica, Otamendi é o segundo jogador com mais partidas pelo clube da Luz, apenas atrás do compatriota e também figura fundamental da equipa, Di María, que conta com 196 jogos.
Caso consiga disputar os 11 encontros que faltam até ao final da primeira volta, Otamendi poderá, já em fevereiro, superar os 210 jogos que disputou pelo Manchester City, emblema onde mais jogou até agora. No ranking de centrais mais utilizados na Luz, o capitão benfiquista pode, em função do sucesso da equipa em 2024/25, atingir o sétimo posto, de Paulo Madeira (224 jogos), ou até o sexto, de Hélder (230).
A busca pelo segundo título
Depois das desconfianças iniciais dos adeptos benfiquistas, Otamendi conquistou os fãs e procura este ano liderar o emblema da Luz a novo título, o seu segundo no clube e quinto em solo nacional, pois venceu três pelos dragões.
A cumprir a sua quinta temporada pelos encarnados, Otamendi venceu até agora uma Liga e uma Supertaça, ambas às ordens de Roger Schmidt, contabilizando oito golos e sete assistências. Em termos coletivos, o central argentino venceu 132 (66,3 por cento de sucesso) desafios, empatando 36 e saindo derrotado em 31 ocasiões.