2024, um ano memorável para o desporto português
O ano de 2024 ficará para sempre marcado como um dos mais ricos e celebrados da história do desporto nacional. Da natação ao basquetebol, passando pelo ciclismo, atletismo e automobilismo, os atletas portugueses brilharam em diversos palcos internacionais, conquistando títulos e rompendo barreiras históricas.
«Mais do que uma lista dos dez jogos do ano para o Maisfutebol, esta é uma lista DE DEZ JOGOS DO ANO.», destaca o jornal especializado em futebol.
Natação: Ouro histórico de Diogo Ribeiro
O jovem nadador Diogo Ribeiro, de apenas 19 anos, tornou-se «o primeiro português a ganhar um ouro individual num Mundial de natação». Em Doha-2024, Ribeiro sagrou-se campeão do mundo dos 50 mariposa, repetindo o feito cinco dias depois nos 100 mariposa.
Basquetebol: Primeiro português campeão da NBA
Depois de terem perdido os Finals de 2021/22 para os Warriors, os Boston Celtics conquistaram o 18.º título da sua história, ultrapassando os Lakers. Jaylen Brown foi eleito MVP dos Finals e o português Neemias Queta, então com 24 anos, «tornou-se no primeiro português campeão da NBA».
Natação: Camila Rebelo, a primeira campeã europeia
Camila Rebelo «tornou-se na primeira portuguesa a sagrar-se campeã europeia de piscina longa», ao vencer os 200 costas em Belgrado-2024. Três dias depois, a compatriota Francisca Martins garantiu o bronze nos 400 livres.
Ciclismo: Pogacar e os ciclistas portugueses brilham
Aos 25 anos, o esloveno Tadej Pogacar «venceu o Tour de France pela terceira vez, tendo ganho seis das 21 etapas». Antes já tinha vencido o Giro e o Mundial. Já os ciclistas portugueses Iúri Leitão e Rui Oliveira «arrebataram o título olímpico na prova de Madison, em pista», numa conquista histórica para o país.
Outras modalidades: Pódios e recordes para Portugal
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o francês Léon Marchand brilhou ao juntar o título dos 200 mariposa aos dos 400 estilos, 200 bruços e 200 mariposa, terminando com cinco medalhas, quatro delas de ouro. Já a americana Simone Biles confirmou ser «uma das estrelas maiores dos Jogos», somando a prata no palmarés de 11 pódios. Em Portugal, Pedro Pichardo conquistou a prata no triplo salto, tornando-se no «sexto luso a ser duas vezes medalhado nos Jogos».