Anatoliy Trubin critica mapa da Ucrânia no sorteio da qualificação para o Mundial 2026

  1. Anatoliy Trubin é guarda-redes ucraniano do Benfica
  2. Crimeia é território ucraniano ocupado pela Rússia desde 2014
  3. Trubin considerou "desagradável" ver "erros" no mapa da Ucrânia apresentado pela FIFA
  4. Trubin apoia financeiramente e de outras formas jovens atletas de "territórios temporariamente ocupados"

Anatoliy Trubin, guarda-redes ucraniano do Benfica, recorreu às redes sociais para expressar a sua indignação com o mapa da Ucrânia apresentado durante o sorteio da fase de qualificação para o Mundial 2026, realizado esta sexta-feira.

Na imagem exibida pela FIFA, a Península da Crimeia, território ucraniano ocupado pela Rússia desde 2014, não constava como parte integrante do país. Tal facto revoltou o jogador do Benfica, que considerou ser "desagradável" ver "estes 'erros'".

Como cidadão da Ucrânia, é desagradável para mim ver tais erros. A Crimeia é Ucrânia, escreveu Trubin nas redes sociais, manifestando claramente a sua posição sobre a soberania daquela região.

O guardião ucraniano tem sido uma voz ativa na denúncia da invasão russa ao seu país, apoiando financeiramente e de outras formas os jovens atletas que se encontram em "territórios temporariamente ocupados" pelas forças de Moscovo.

A Crimeia é um território historicamente ucraniano, mas que foi anexado pela Rússia em 2014, na sequência de um referendo considerado ilegal pela comunidade internacional. Desde então, a Ucrânia tem reivindicado a devolução da península, algo que a Rússia recusa.

O mapa apresentado pela FIFA durante o sorteio da fase de qualificação para o Mundial 2026 parece ter ignorado este conflito territorial, algo que irritou profundamente Anatoliy Trubin, que não hesitou em manifestar o seu desagrado.