Registo histórico do Bayern contra equipas portuguesas

  1. Um calcanhar mágico para os portistas deu a alegria ao povo azul e branco
  2. O FC Porto bateu o Bayern de Guardiola por 3-1 na Champions League
  3. 'Danúbio azul' de um calcanhar de Madjer tão eterno como as melodias de Johann Strauss II
  4. Paulo Bento evita travessura no confronto com Bayern
  5. Um empate azul com Paciência

Os números não marcam golos, mas não deixam de nos pôr a pensar. Os confrontos entre equipas portuguesas e o Bayern costumam resultar em vitórias germânicas. Muitos desses duelos terminam mesmo em goleadas para o Bayern. Fomos conhecer os registos históricos dos confrontos do Bayern contra equipas portuguesas.

O futebol europeu colocou o Bayern no caminho de equipas portuguesas em diferentes competições. No total, são 31 confrontos. Desses, os alemães só perderam por duas vezes. De resto, há ainda nove empates.

Histórico de resultados do Bayern com equipas portuguesas

Munique é uma fortaleza para o Bayern. Por isso, as duas vitórias de equipas portuguesas aconteceram longe da Baviera. A primeira vitória de uma equipa portuguesa contra o Bayern aconteceu em 1987. E foi na Áustria.

«Um calcanhar mágico para os portistas deu a alegria ao povo azul e branco. Na final de Viena, o dragão dançou a valsa da Champions League. E pintou-se o 'Danúbio azul' tão eterno como as melodias de Johann Strauss II.»

A outra vitória portuguesa contra o Bayern aconteceu, em 2015, e de novo em tons de azul. Num Portugal a viver na austeridade financeira da Troika, o FC Porto não esbanjou as possibilidades e derrotou o Bayern. A poderosa equipa bávara não passou num Estádio do Dragão a 'deitar fogo'. O FC Porto bateu o Bayern de Guardiola por 3-1 na Champions League.

Empates históricos entre Bayern e equipas portuguesas

Há ainda nove empates nos registos históricos entre Bayern e equipas portuguesas. Os alemães empataram a um golo no Bonfim (1967) para a Taça das Taças. Para a Taça dos Campeões Europeus empataram por duas vezes a zero na Luz (1976 e 1981).

O outro empate foi em Munique a um golo frente ao FC Porto. O mesmo dragão arrecadou um empate em 2000 frente ao Bayern nas Antas. Dois anos depois, no Bessa, empate sem golos do Bayern contra o Boavista para a Champions.

«'Danúbio azul' de um calcanhar de Madjer tão eterno como as melodias de Johann Strauss II»

Um outro nulo contra equipas portuguesas verificou-se, em 2006, frente ao Sporting de Paulo Bento. Foi o melhor resultado dos leões diante do Bayern. E em Munique.

Em 2007, o SC Braga empatou 1-1 contra o Bayern na pedreira. Linz marcou para os minhotos, Klose marcou para os bávaros. O último empate do Bayern contra equipas portuguesas aconteceu em 2016 na Luz.

Confrontos do Bayern contra equipas portuguesas em Munique

No total, o Bayern já defrontou equipas portuguesas por 15 vezes em Munique. E o registo é demolidor. Os germânicos nunca perderam contra equipas portuguesas.

De resto, há 13 vitórias do Bayern e dois empates lusos em Munique. Sporting e FC Porto conseguiram empatar contra o Bayern. Trataram-se de resultados pouco comuns para equipas lusas.

Sporting empata em Munique

O Sporting empatou contra o Bayern em 2006. No dia 31 de outubro daquele ano, não houve travessura alemão. A formação de Alvalade saiu com um nulo de Munique. O Sporting era treinado por Paulo Bento. Na equipa de Alvalade pontificavam nomes como Liedson ou Yannick Djaló. Do outro lado estava o Bayern de Oliver Kahn, Lahm ou Salihamidzic.

O empate do Sporting aconteceu em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões 2006/07. Apesar desse empate, o Sporting ficou no último lugar do grupo e disse adeus às provas europeias. O Bayern venceu esse grupo. Nos oitavos, o Bayern afastou o Real Madrid. Os alemães caíram nos quartos de final frente ao AC Milan. A turma italiana acabaria por ser campeã europeia.

FC Porto empata em Munique

Mas há outro dia na história em que uma equipa portuguesa não perdeu contra o Bayern. Em 1991, o FC Porto empatou a um golo em Munique. Manfred Bender colocou os alemães na frente, aos 30 minutos. Antes, já Augenthaler tinha sido expulso por vermelho direto. Com mais um em campo, o FC Porto chegou ao empate por Domingos Paciência.

Treinados por Artur Jorge, os dragões saíram com uma igualdade de Munique. Jogavam no FC Porto nomes como Vítor Baía e Aloíso, entre outros. Esse jogo contava para os quartos de final da Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões). Apesar do empate, o FC Porto caiu nessa eliminatória. É que no Porto venceram os alemães por 2-0.

Benfica e Sporting sofrem goleadas em Munique

Mas são os resultados mais desnivelados que dão que falar nos confrontos entre equipas portuguesas e o Bayern. Em Munique, o Benfica é a maior vítima.

O Benfica já perdeu por sete ocasiões em casa do Bayern. Dessas sete, só duas foram pela margem mínima. A última foi com Bruno Lage na Champions de 2024/25. A anterior tinha sido com Rui Vitória (1-0) em 2016. O Benfica defrontou os germânicos nos quartos de final da Liga dos Campeões.

O Sporting já defrontou o Bayern por duas vezes, em Munique. Se numa das ocasiões empatou, na segunda foi goleado. Em 2009, o Sporting saiu vergado por um desaire de 7-1. Essa derrota completou um agregado de 12-1 na eliminatória. Nunca uma equipa portuguesa sofreu uma derrota tão pesada em Munique.

FC Porto sofre pesadas derrotas na Baviera

O FC Porto já defrontou o Bayern por três vezes, em Munique. E só numa delas não saiu derrotado. Aliás, com Lopetegui no comando o FC Porto sofreu a sua pior derrota na Baviera. Os 6-1 em 2015 continuam na memória dos portistas.

O histórico do Bayern contra equipas portuguesas reservou ainda confrontos com Belenenses, Boavista e Vitória de Setúbal. Todas elas perderam. Os sadinos perderam por 6-2 em 1967 na Taça das Taças. Os axadrezados perderam por 1-0 em 2002. Já o Belenenses foi derrotado por 1-0 em 2007 para a Taça UEFA. Jorge Jesus treinava os do Restelo e Rúben Amorim foi titular nessa partida.

Abel Ferreira fica no Palmeiras até 2025

  1. Abel Ferreira garantiu a continuidade no Palmeiras em 2025
  2. Conquistou 2 Brasileiros, 2 Libertadores, 1 Supertaça, 1 Taça e 1 Supertaça Sul-Americana desde 2020
  3. Contrato termina em dezembro de 2025
  4. Tem sido apontado como possível sucessor de João Pinto no Sporting

Nacional e Vitória de Guimarães procuram regressar aos triunfos

  1. Vitória de Guimarães recupera de desvantagem de 2-0 contra o Rio Ave
  2. Nacional perdeu para o Benfica por 2-0
  3. Tiago Margarido: «Não olhamos para a questão pontual, mas, neste momento, se acabasse o campeonato, o Nacional manter-se-ia na I Liga para a próxima época»
  4. Rui Borges: «Espero que a nossa equipa esteja pronta e capaz de fazer aquilo que tem feito, ou seja, ser intensa, a mandar no jogo e a criar situações de finalização»

Gil Vicente trava o Sporting em Barcelos

  1. O Gil Vicente travou o Sporting em Barcelos
  2. O técnico Bruno Pinheiro considerou a igualdade justa e a baliza inviolada determinante
  3. O médio Gbane destacou o trabalho coletivo da equipa do Gil Vicente
  4. A marcação de Gbane a Gyökeres foi fundamental para manter a baliza a zeros

Carlos Carvalhal elogia resposta da sua equipa na vitória do Sp. Braga sobre o Santa Clara

  1. O Sp. Braga subiu ao 4.º lugar da Liga, com 29 pontos, a apenas 3 do 3.º classificado, o Sporting
  2. O Santa Clara mantém-se no 10.º lugar, com 18 pontos
  3. O treinador do Sp. Braga, Carlos Carvalhal, elogiou a resposta da sua equipa após a vitória por 2-0 sobre o Santa Clara
  4. Carvalhal considerou que a expulsão do jogador do Santa Clara, aos 22 minutos, foi um fator importante para a vitória da sua equipa

Otamendi regressa de viagem à Argentina e treina no Seixal

  1. Nicolás Otamendi, capitão do Benfica, treinou-se no centro de treinos do Seixal
  2. Otamendi esteve na Argentina para celebrar o 15.º aniversário da sua filha
  3. Bruno Lage revelou que Otamendi deveria estar a aterrar em Madrid naquele momento
  4. Lage não revelou se Otamendi será substituído por António Silva no jogo com o Estoril

Mathieu e Fernandes, uma dupla letal nos livres diretos

  1. Fernandes e Mathieu marcaram 10 golos de livre direto juntos no Sporting
  2. Mathieu era um dos melhores batedores de livres com quem Fernandes jogou
  3. Mathieu não tinha rotina para bater livres, era tudo talento
  4. Mathieu dizia a Fernandes 'tanto me faz' quando este lhe perguntava se estava confiante