Benfica goleou Rio Ave por 5-0 no regresso ao campeonato

  1. Goleada por 5-0 do Benfica sobre o Rio Ave
  2. Ativürkoglu fez um hat-trick
  3. Amdouni e Schjelderup também marcaram
  4. Benfica recupera terceiro lugar da classificação

Depois de uma derrota europeia a meio da semana, o Benfica respondeu da melhor forma no regresso ao campeonato, goleando na Luz o Rio Ave por 5-0. Um resultado e uma exibição que deixou o treinador Bruno Lage satisfeito.

Estamos satisfeitos. Estávamos convictos de que seria esta a resposta da equipa. Estou satisfeito. Entrámos bem no jogo, uma vez mais com a ambição de ter uma dinâmica ofensiva, a criar oportunidades, fortes na pressão e estou satisfeito por isso, pelos golos e pelo resultado, declarou o técnico, à BTV.

Ativürkoglu destaca-se com hat-trick

Com a vitória mais dilatada da época, o Benfica conseguiu fazer desaparecer quaisquer dúvidas porventura geradas pela derrota caseira com o Feyenoord, na Liga dos Campeões, quatro dias antes. Esse tinha sido o primeiro desaire de Bruno Lage desde o seu regresso ao comando da equipa.

O herói da partida foi Ativürkoglu, autor de um hat-trick. O avançado turco confirmou o seu estatuto de melhor jogador benfiquista da temporada até ao momento, juntando-se a Viktor Gyokeres e Kanya Fujimoto no lote de jogadores que fizeram hat-trick na Liga 2024/25. O último benfiquista a conseguir tal feito tinha sido João Mário, curiosamente transferido no verão para o Besiktas.

Outros marcadores e classificação

Com oito golos nos primeiros sete jogos, Ativürkoglu apresenta um registo sem igual para reforços do Benfica em quase 60 anos, desde Félix Guerreiro, em 1964/65. Os outros marcadores da goleada foram Amdouni e Schjelderup, este último em estreia.

A vitória permitiu ao Benfica recuperar o terceiro lugar da classificação, ultrapassando o Santa Clara. Já o Sporting de Braga, que também vinha de uma derrota europeia, bateu o Farense por 2-0, numa partida em que Tozé Marreco sofreu a primeira derrota como treinador dos algarvios.

Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral e Pedro Ferreira para o futebol do Benfica

  1. Tomás Amaral e Pedro Ferreira são os nomes escolhidos por João Noronha Lopes para reforçar o futebol do Benfica.
  2. Tomás Amaral regressa ao Seixal após experiência no Spartak Moscovo.
  3. Pedro Ferreira é atualmente chefe de recrutamento do Nottingham Forest.
  4. Nuno Gomes será o vice-presidente para o futebol e Vítor Paneira o diretor técnico.

Noronha Lopes critica ausência de Rui Costa após empate do Benfica

  1. Noronha Lopes critica a ausência de Rui Costa após o empate.
  2. «Nas últimas quatro semanas, o Benfica perdeu quatro finais e o presidente do Benfica, Rui Costa, desapareceu» - Noronha Lopes
  3. Benfica: Pior arranque de Bruno Lage no que toca a golos.
  4. «Não podemos ter um capitão que dá a cara e um presidente que se esconde» - Noronha Lopes

Análise do JOGO: Penálti polémico decide FC Porto-Nacional

  1. Penálti assinalado a favor do FC Porto foi considerado uma boa decisão por Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo.
  2. Jorge Coroado: «João Aurélio, de forma negligente, pisa o pé de Borja Sainz.»
  3. José Leirós: «Zé Vítor não jogou a bola e de forma ilegal, com braço e cotovelo nas costas de Samu, carregou e empurrou, derrubando-o.»
  4. Fortunato Azevedo considera que foi uma má decisão não assinalar penálti sobre Samu.