O Benfica convocou uma nova Assembleia Geral Extraordinária para prosseguir com a discussão e aprovação dos novos estatutos do clube. A reunião magna, suspensa no passado dia 21 de setembro, vai ter lugar no próximo dia 26 de outubro, pelas 9h30, no pavilhão n.º 1 da Luz.
O processo de atualização dos estatutos do Benfica arrasta-se há vários meses, com o objetivo de modernizar o modelo de governação do clube e aproximá-lo das melhores práticas de governança. A convocatória surge na sequência da Assembleia Geral iniciada e suspensa em setembro, que resultou da metodologia aprovada na Assembleia Geral de 15 de junho.
Discussão e votação das propostas
De acordo com o comunicado do Benfica, a ordem de trabalhos da assembleia de 26 de outubro continuará no ponto número 2 - «discussão e votação das propostas na especialidade admitidas» -, faltando discutir 59 artigos. Posteriormente, será realizada a «votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta de metodologia aprovada», em data a agendar.
Verifica-se desde já a necessidade de proceder à harmonização, compatibilização e condensação da proposta que será submetida a votação final global, para posterior votação, pelo que a reunião será suspensa após o encerramento do ponto 2, agendando-se desde logo uma data para a sua continuação, refere o comunicado do clube.
Polémica na última Assembleia Geral
Recorde-se que a última Assembleia Geral destinada a discutir os novos estatutos foi marcada por alguma polémica, com o presidente da mesa, Fernando Seara, a demitir-se no decorrer dos trabalhos, sendo substituído por José Pereira da Costa.
A aprovação dos novos estatutos do Benfica é um processo essencial para atualizar o modelo de governação do clube e alinhar com as melhores práticas de governança.