O Conselho da FIFA aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, os regulamentos para o Mundial de Clubes de 2025, que incluem uma novidade importante relacionada com as transferências de jogadores.
De acordo com o comunicado do organismo, as Associações Membro da FIFA dos clubes participantes no Mundial de Clubes terão a opção de abrir uma janela de registo excecional de 1 a 10 de junho de 2025 (para todos os seus clubes filiados) antes do início da competição. «A decisão de abrir ou não uma janela adicional fica ao inteiro critério de cada Associação Membro da FIFA em causa», pode ler-se no comunicado.
Caso a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) adote esta decisão, todos os clubes portugueses, incluindo Benfica e FC Porto, terão acesso a este período extra para contratações. Normalmente, a maioria dos contratos de jogadores termina a 30 de junho, pelo que esta nova janela de transferências permitirá aos clubes reforçarem-se antes do início do Mundial de Clubes.
Além disso, a FIFA anunciou que os clubes participantes da próxima edição do Mundial de Clubes poderão substituir jogadores em fim de contrato entre os dias 27 de junho e 3 de julho. O Mundial de Clubes de 2025, com um novo formato competitivo de 32 equipas, realizar-se-á entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos da América.