V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Um novo estudo realizado pelo CIES - Observatório do Futebol revela que o Vitória de Guimarães é o clube português que mais minutos tem proporcionado a jogadores sub-21 nos últimos três anos. O emblema vimaranense destacou-se, utilizando 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos disputados.

O Benfica surge em segundo lugar, com mais jogadores sub-21 utilizados que o Vitória de Guimarães (20), mas com menos minutos atribuídos a estes jovens (12,3%). O pódio é completado pelo Famalicão, que utilizou o mesmo número de jogadores sub-21 que o Vitória (10%).

## Sporting lidera em número de jovens utilizados

Apesar de surgir apenas na quarta posição em termos de minutos atribuídos a jogadores sub-21 (9,6%), o Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores.

Já o FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos), ficando atrás de emblemas como Estoril, SC Braga, Boavista, Gil Vicente, Santa Clara e Estrela da Amadora.

## Vitória de Guimarães equilibra promoção de jovens e experiência

Segundo o estudo, «os conquistadores proporcionaram cerca de 12,6 por cento dos minutos totais na 1ª Liga, entre 9 de setembro de 2021 até 9 de setembro de 2024, o período do estudo em questão, aos jovens com idades inferiores a 21 anos, encontrando um equilíbrio entre a promoção de novidades à equipa sénior e oportunidades de rejuvenescer o plantel».

Entre os 14 jogadores sub-21 utilizados pelo Vitória de Guimarães, destacam-se reforços de peso como Tomás Händel e Kaio César, assim como atletas que renderam boas verbas aos conquistadores, como Ibrahima Bamba e André Amaro, vendidos para o futebol árabe.

## Vitória destaca-se com mais jovens portugueses

O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio. O estudo também demonstra que o Vitória é o clube que lançou mais jogadores portugueses sub-21, com 11 jovens, superando mesmo o rival minhoto, o SC Braga, que utilizou 9 atletas nacionais desta faixa etária.

Alguns dos jovens que já deixaram o Vitória de Guimarães, como Rafa Oliveira, Gonçalo Nogueira, Mamadou Tounkara e Gui Guedes, também constam da lista dos 14 jogadores sub-21 utilizados pelo emblema vimaranense.

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense