Benfica lidera saldo positivo de transferências na Europa

  1. Benfica lidera saldo positivo de transferências na Europa
  2. Benfica apresenta saldo positivo de 816 milhões de euros
  3. Ajax é o segundo classificado com 473 milhões de euros
  4. Sporting e FC Porto também no top 10

Um estudo realizado pelo CIES - Centro Internacional de Estudos Desportivos - revelou que o Benfica é o clube com o saldo mais positivo nas transferências a nível global. O relatório analisou os investimentos em contratações feitos pelos clubes, tendo em conta não só os valores fixos das transferências, mas também quaisquer complementos, como bónus, mesmo que ainda não tenham sido atingidos.

Neste ranking, os encarnados surgem no topo, com uma larga vantagem sobre o segundo classificado, o Ajax. O Sporting e o FC Porto também se destacam, ocupando a 5.ª e a 7.ª posição, respetivamente.

Benfica lidera com larga vantagem


De acordo com os dados do CIES, o Benfica apresenta um saldo positivo de 816 milhões de euros, no que diz respeito à diferença entre o dinheiro gasto e o dinheiro recebido em transferências. O Ajax, o segundo classificado, tem quase metade desse valor, com 473 milhões de euros, enquanto o Salzburgo completa o pódio, com 401 milhões de euros.

Benfica lidera lista de saldo de transferências: Sporting, FC Porto e SC Braga também no top10, pode ler-se na publicação do CIES no Twitter, que inclui a imagem com os três clubes no topo da tabela.

Benfica SAD detalha alguns negócios recentes


No Relatório e Contas divulgado pela Benfica SAD, são detalhados alguns negócios recentes com jogadores. Entre eles, destacam-se a aquisição de Pavlidis ao AZ Alkmaar por 18 milhões de euros, mais 2 milhões em objetivos, o empréstimo de Jurásek ao Hoffenheim com opção de compra de 10 milhões de euros, mais 1 milhão em variáveis, e a contratação de Jan-Niklas Beste ao FC Heidenheim por 8 milhões de euros, mais 2 milhões em objetivos.

Além disso, o documento revela a venda de João Neves ao Paris Saint-Germain por 59,9 milhões de euros, mais 10 milhões em variáveis, a transferência de David Neres para o Napoli por 28 milhões de euros, mais 2 milhões em objetivos, e o empréstimo de Renato Sanches ao PSG com opção de compra de 10 milhões de euros.

Prejuízo de 31,3 milhões de euros na época 2023/24


No final, a Benfica SAD apresentou um prejuízo de 31,3 milhões de euros na época 2023/24, quando no exercício anterior tinha registado um lucro de 4,2 milhões de euros. O presidente Rui Costa justificou este resultado negativo com a redução dos rendimentos operacionais e dos resultados com transações de direitos de atletas, que foram «muito influenciados pelo facto de não se ter efetuado nenhuma operação até ao final do exercício [30 de junho], em parte em consequência do Campeonato da Europa ter protelado a atividade no mercado de transferências».

Rui Costa garantiu, no entanto, que a «sustentabilidade económica da Benfica SAD está, indubitavelmente, assegurada, não se indiciando qualquer risco quanto ao cumprimento dos critérios financeiros da UEFA». O presidente dos encarnados recusou ainda qualquer tipo de preocupações com o estado das finanças do clube, afirmando que «o equilíbrio económico do exercício poderia ter sido facilmente alcançável se as movimentações de mercado tivessem avançado mais cedo».

Peixoto acredita que derrota do Moreirense é enganadora

  1. O Moreirense saiu derrotado (3-0) do encontro da 15.ª jornada da Primeira Liga frente ao FC Porto
  2. Peixoto acredita que a derrota é enganadora
  3. Peixoto criticou a atuação do árbitro por não ter mostrado cartão vermelho a Nehuén Pérez
  4. Peixoto elogiou a qualidade da sua equipa, que já deu a volta a equipas como o Sporting e FC Porto

Estreia de sonho de Rodrigo Mora pelo FC Porto

  1. Rodrigo Mora marcou um golo e deu uma assistência na vitória por 3-0 sobre o Moreirense
  2. Mora fez uma estreia a titular impressionante pelo FC Porto
  3. A equipa subiu provisoriamente à liderança da Liga Portugal Betclic
  4. O jovem médio de 21 anos foi distinguido como Homem do Jogo

Rodrigo Mora estreia-se a marcar e a assistir no principal escalão

  1. Rodrigo Mora, 17 anos e 7 meses, é o jogador mais novo de sempre a marcar e assistir na 1ª Liga
  2. Mora já participou em 11 jogos pela equipa A do FC Porto esta temporada
  3. Mora assistiu Samu e marcou golo na vitória do FC Porto
  4. «É caso para dizer: já lá Mora!», disse fonte próxima do clube

Estrela da Amadora esclarece incidentes no túnel do Dragão

  1. O Estrela da Amadora emitiu um comunicado a esclarecer os incidentes no túnel do Estádio do Dragão
  2. O clube afirma que o futebol enfrenta atualmente desafios que refletem o impacto da sua notoriedade na sociedade
  3. O presidente do Estrela da Amadora mantém uma excelente relação institucional com o FC Porto e o seu presidente, André Villas-Boas