FIFA ratifica exclusão de jogadores não chineses da seleção de Macau

  1. Federação Internacional de Futebol (FIFA) informou a Associação de Futebol de Macau da decisão de ratificar uma exclusão imposta pela Confederação Asiática de Futebol (AFC)
  2. Decisão afeta quatro jogadores essenciais da seleção de Macau
  3. Selecionador Lázaro Oliveira lamentou a exclusão destes jogadores
  4. Vítor Almeida, defesa de 33 anos radicado em Macau há 9 anos, considerou que a decisão 'não faz sentido'

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) informou a Associação de Futebol de Macau da decisão de ratificar uma exclusão imposta pela Confederação Asiática de Futebol (AFC). Esta decisão irá afetar quatro jogadores essenciais da seleção de Macau, incluindo o capitão luso-sul-africano Nicholas Torrão, o ex-internacional português Filipe Duarte, o central Vítor Almeida e o avançado Iuri Kaewchang Capelo.

O selecionador de Macau, Lázaro Oliveira, lamentou a exclusão destes jogadores, contando com eles para as duas mãos do 'play-off' de qualificação para a Taça Asiática 2027, contra o Brunei. «Agora é pôr o foco nos jogadores que estão presentes e tentar rentabilizá-los ao máximo para que possam fazer dois bons jogos e tentar passar», disse Oliveira.

Impacto da exclusão


A médio prazo, a exclusão afeta também David Kong Cardoso, jogador do Fabril do Barreiro, que disputa o Campeonato de Portugal, o quarto escalão do futebol português, mas que atualmente está lesionado.

Há sensivelmente oito meses, jogámos o apuramento para o Mundial, em que não houve problema nenhum, recordou o defesa Vítor Almeida, de 33 anos e radicado em Macau há quase nove anos, considerando que a decisão «não faz sentido».

Nacionalidade em causa


Iuri Capelo, que nasceu em Macau há 31 anos, disse estar «desiludido e um bocado frustrado». «Nós todos trabalhamos, não vivemos do futebol. Então requer algum esforço da nossa parte ir aos treinos e é sempre um orgulho para todas as pessoas poderem representar o local onde nasceram», sublinhou.

Apenas os cidadãos chineses com estatuto de residente permanente em Macau podem obter um passaporte do território. Filho de mãe tailandesa e pai português, Capelo disse que, de acordo com as autoridades de Macau, teria de renunciar ao passaporte português. «Como é uma decisão pessoal minha, não quero renunciar à minha nacionalidade», explicou.

Apelo à diversidade


Vítor Almeida alertou que atualmente já há poucos não chineses «a jogar pelas camadas mais jovens da seleção de Macau» e sublinhou a importância de não «ficar resignados e desistir», para que os jovens da região «tenham essa possibilidade de poder representar a seleção de Macau mesmo não sendo chineses».

A Associação de Futebol de Macau confirmou a exclusão, de acordo com regulamentos da AFC aprovados já em 2021, e lamentou que não haja qualquer exceção para «jogadores que já representam Macau há muitos, muitos anos». A associação prometeu que «irá de certeza voltar a tentar» reverter a decisão junto da FIFA, mas excluiu a possibilidade de levar o caso ao Tribunal Arbitral do Desporto, na Suíça.

Os dias de Mourinho no FC Porto, segundo Grzegorz Mielcarski

  1. Mourinho construía autoridade, falava com sensatez e dava conselhos valiosos aos jogadores do FC Porto
  2. Mourinho chegava a arbitrar jogos de treino e não tolerava qualquer contestação, expulsando quem não concordasse com ele
  3. Mourinho puniu Vítor Baía, fazendo-o treinar com a equipa B após o guarda-redes se ter atrasado ao treino
  4. Numa noite em Varsóvia, Mourinho e Mielcarski entraram num clube com um segurança armado, mas decidiram sair com medo de voltar com um olho negro

Reações à saída de Rúben Amorim do Sporting para o Manchester United

  1. Rúben Amorim iniciou o projeto no SC Braga e, mais tarde, no Sporting Clube de Portugal sem possuir as qualificações necessárias, conduzindo todo o processo com grande competência
  2. Rúben Amorim deve simbolizar que a competência não tem idade e não depende das qualificações
  3. Rúben Amorim é uma referência para todos os treinadores e para a sociedade
  4. Os decisores devem apostar corajosamente em treinadores como Rúben Amorim

Mundial de Clubes 2025 será "algo histórico" que mudará o futebol

  1. O Mundial de Clubes 2025 contará com 32 equipas, incluindo o Benfica e o FC Porto de Portugal
  2. O novo formato do Mundial de Clubes verá o torneio realizar-se nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025
  3. «Estamos a falar de algo nunca visto antes. O próximo Mundial de Clubes trará a magia de um Mundial de seleções para o nível dos clubes. Este torneio será o início de algo histórico, algo que irá mudar o nosso desporto para melhor e para todas as gerações futuras», afirmou Gianni Infantino

Villas-Boas visita Casa do FC Porto em Luanda

  1. Visita de Villas-Boas à Casa do FC Porto em Luanda
  2. 18 a 21 de novembro
  3. Vice-presidentes Francisco Araújo e Rui Pedroto acompanham a visita
  4. A Casa do FC Porto em Luanda é dedicada aos adeptos e simpatizantes do clube em Angola

Estoril encontra trio de ouro no meio-campo

  1. Vinícius Zanocelo é um elemento imprescindível para o treinador Ian Cathro, com 1110 minutos acumulados na época
  2. O trio de meio-campo composto por Zanocelo, Holsgrove e Orellana brilhou na vitória sobre o Arouca
  3. Cathro não mexeu neste trio desde a vitória sobre o Arouca, mantendo-os no onze titular
  4. Outros jogadores como Michel, Xeka, João Carvalho e Manga Foe-Ondoa procuram entrar neste trio no meio-campo