A poucos dias do anúncio da convocatória para a Liga das Nações, o selecionador nacional Roberto Martínez revelou estar atento a vários jovens jogadores portugueses que podem vir a integrar a Seleção em breve. Em declarações exclusivas ao zerozero, o técnico espanhol destacou alguns nomes que têm chamado a sua atenção.
«Existem muito nomes. Eu gosto bastante de acompanhar os jovens talentos. Em março falamos do Quenda e, agora, está a mostrar o que pode fazer. Gostei muito do Vasco Sousa, sobretudo na Supertaça diante do Sporting, onde foi incrível», começou por explicar Martínez.
Novas apostas na mira
O selecionador nacional destacou ainda outros jovens jogadores que têm chamado a sua atenção, como João Marques, do Braga, Rodrigo Gomes, que saiu de Portugal para jogar no estrangeiro, e Ricardo Mangas, que já vem sendo acompanhado.
«O João Marques tem uma boa janela de oportunidade no Braga. O Rodrigo Gomes acabou por sair de Portugal, mas foi logo titular no primeiro jogo, que demonstra o bom trabalho realizado. O Ricardo Mangas também já acompanhamos, mas agora gosto de estar focado em observar talento novo», acrescentou.
A situação de Pote
Martínez também abordou a situação de Pedro Gonçalves, conhecido como Pote, que apesar das boas exibições pelo Sporting não constou na convocatória para o Euro 2024. O selecionador garantiu que a «porta da seleção está sempre aberta» para o avançado.
«A minha força, enquanto selecionador nacional, é ser neutral. Não preciso de ter cores futebolísticas. Não tenho passado no futebol português, portanto, as minhas decisões são pela seleção. O Pote esteve inserido em todas as pré-listas, mas em março de 2024 acabou por lesionar-se e não conseguiu demonstrar o que tinha para oferecer. Continuamos a acompanhar o seu trajeto, começou a época muito bem e, tal como é natural, a porta da seleção está aberta», explicou.
A época de António Silva
O técnico espanhol defendeu ainda o jovem defesa do Benfica, António Silva, que teve uma época complicada após o Europeu, mas garantiu que o «potencial continua lá» e que o jogador «tem qualidades brilhantes».
«O potencial continua lá. Tem umas qualidades brilhantes, mas a experiência no Europeu é um momento chave na carreira de um jogador para melhorar. Falei com ele e a reação do balneário foi muito boa, de apoio. O futebol é um jogo de erros e ele lidou bem com a situação. Foi uma época difícil e com tensão. Acredito que é melhor jogador que antes da ida para a Alemanha», afirmou.