Cirurgia bem-sucedida e otimismo na recuperação
A atleta do Benfica Marta Pen Freitas, participante nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e de Tóquio em 2020, revelou nas redes sociais que foi diagnosticada com cancro de mama em maio deste ano. Numa publicação no Instagram, a campeã nacional nos 1500 metros, 3000 metros e 800 metros explicou que a primeira etapa do tratamento, a cirurgia, "correu muito bem" e que está "a recuperar sem problemas, embora ainda haja alguns desafios pela frente".
"Atualmente, numa preparação diferente do habitual, o primeiro passo - a cirurgia - correu muito bem. Estou a recuperar sem problemas, embora ainda haja alguns desafios pela frente. Apesar disso, sinto-me positiva, presente e em paz", revelou a atleta olímpica.
Enfrentar o diagnóstico com calma e foco
Apesar do diagnóstico, Pen Freitas diz não ter entrado em pânico e ter-se mantido "calma e focada no que realmente era importante" para si. "Não tinha a certeza de como ou quando queria fazer este post, mas sabia que queria partilhar a nota que escrevi no dia em que fui diagnosticada com cancro da mama. Não estava com medo, não fiquei sem chão. Senti-me amada e forte. Não entrei em pânico, estava calma e focada no que realmente era importante para mim", explicou.
A atleta olímpica acredita que "também se deve aproveitar os momentos difíceis". "Como atleta, estou habituada a controlar tanto, e esta experiência lembrou-me de quão pouco controlo realmente temos. Mas está nas nossas mãos estar presente e ver as coisas como são, sem pressa ou pânico", afirmou.