Processo Saco Azul do Benfica vai a julgamento

  1. Há indícios de crime no processo Saco Azul do Benfica
  2. Processo vai a julgamento com antigos dirigentes
  3. Esquema alegadamente lesou o Estado em meio milhão de euros

Tribunal ordena julgamento de antigos dirigentes do Benfica


O Tribunal de Instrução Criminal anunciou, esta terça-feira, que há indícios de crime no processo "Saco Azul" que envolve o Benfica. Luís Filipe Vieira, ex-presidente do clube, Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, administradores, assim como a Benfica SAD e o Benfica Estádio, irão a julgamento num caso que incide sobre suspeitas de desvio de verbas através da celebração de contratos fictícios. O esquema, alegadamente, terá lesado o Estado em cerca de meio milhão de euros.

Antigo dirigente «Não acredito que haja motivos para alarme»


José Manuel Capristano, vice-presidente da direção de João Vale e Azevedo, reagiu à decisão de levar o caso a julgamento, destacando que «os jogadores do Benfica são devidamente experimentados para não se preocuparem com coisas que são do foro administrativo do clube». «Têm de se ocupar do foro desportivo - e têm muito com que se preocupar. Há que defender os interesses do Benfica esta época para não seguirem o exemplo da época passada, que não foi catastrófica mas foi frustrante», acrescentou o antigo dirigente.


Sobre o processo judicial, Capristano assegura que, enquanto adepto, tem a esperança de que não existam motivos para alarme, e que Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira, de quem é amigo próximo, «são pessoas de bem». «Não me parecem passíveis de cometerem ilícitos deste género. Acredito que isto não tenha ponta por onde se lhe pegue», faz notar.

Continuidade de Roger Schmidt divide opiniões


A continuidade de Roger Schmidt no comando técnico do Benfica também não agrada a Capristano, que não poupou o treinador alemão a críticas ao longo da época passada. No entanto, o antigo dirigente reconhece que «não restavam muitas opções» a Rui Costa, presidente do clube. «Se correr mal, o Rui Costa está mal, mas se ele o mandasse embora, fosse buscar outro e isso corresse mal, então o Rui Costa continuaria a estar mal. Seria 'preso por ter cão e por não ter'. Para além disso, para mandar o Schmidt embora, teria de ser dada uma grande indemnização», assinala.


Apesar das críticas, Capristano também reconhece «várias qualidades» a Schmidt, destacando as apostas em António Silva e João Neves. «Também tem feito muita coisa boa. Por isso, o Benfica tem de estar unido - que é algo que eu não vejo - de forma a conseguir-se o que não se conseguiu na época passada: o campeonato nacional», conclui.

Benfica B vence Belenenses por 1-0 em jogo-treino

  1. Benfica B vence Belenenses por 1-0 em jogo-treino
  2. 05 de julho
  3. 19 anos
  4. «este jogo-treino foi importante para avaliar o estado da equipa e testar algumas ideias táticas» - Nélson Veríssimo, treinador do Benfica B

Franco Cervi defrontou o Benfica num jogo de pré-época

  1. Cervi representou o Benfica durante cinco temporadas
  2. Conquistou três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira
  3. Fez um total de 159 jogos pelos encarnados, tendo marcado 23 golos e realizado 32 assistências
  4. Deixou o Benfica em 2021 para representar o Celta de Vigo