João Félix: Em busca da consistência e do reconhecimento

  1. O avançado português João Félix poderá ser novamente emprestado pelo Atlético de Madrid, desta vez ao Barcelona
  2. João Félix saiu do Benfica há 5 anos, numa transferência recorde de 120 milhões de euros
  3. A seleção portuguesa tem sido um refúgio para João Félix mostrar o seu talento
  4. João Félix precisa de desenvolver uma mentalidade competitiva para atingir o seu potencial

É difícil haver um mercado de transferências sem algum burburinho à volta de João Félix. Desta vez, ainda estamos no início de junho e a imprensa catalã já garante que o avançado português vai ser novamente emprestado ao Barcelona.

Da Catalunha chegam notícias de que Xavi não quereria ficar com ele, mas que o recém-chegado Hansi Flick quer. Novo treinador, nova esperança, nova época para mostrar o que vale.

O peso da transferência

Talvez não pareça, mas João Félix já saiu do Benfica há 5 anos, com o estatuto e peso de uma transferência astronómica. No Atlético não foi difícil antever que teria problemas com o estilo de Simeone. Mas as épocas têm passado, os clubes e treinadores também, e acabamos sempre a constatar que o talento do português não está a ser concretizado com a regularidade que se espera de um craque destes valores.

Além da «culpa» de Simeone - e de Xavi e de outros... -, a responsabilidade também será sempre dos tais 120 milhões de euros e do que essa carga coloca em cima de um jovem. Talvez por isso, sem preço na etiqueta, seja mais fácil a João Félix destacar-na Seleção Nacional.

A seleção como refúgio

Esteja em que forma estiver, poucos terão dúvidas da qualidade que acrescenta e o avançado lá aproveita a camisola de Portugal para ser mais feliz. O Barcelona, nesta altura, nem parece estar à espera do Euro para o querer no plantel, mas que uma boa prestação pode ajudar a deixar os catalães com mais vontade, ai isso pode...

A mentalidade competitiva

Acredito que só uma coisa poderá ajudar mais João Félix a deixar de ser um destaque a espaços e uma dúvida ao fim de cada época: mentalidade competitiva. O internacional português pareceu dar-se bem numa fase de qualificação quase 'a brincar', mas também já mostrou no Catar que gosta da pressão de uma fase final.

Só que a carreira de um jogador - e sobretudo de um que custou 120 milhões - não se faz sem pelo menos um clube o desejar muito, a toda a hora, seja qual for o treinador. E, para isso, não chega o que Félix tem feito. Será preciso perceber que os jogos de uma La Liga num domingo à noite em Maiorca podem não ter espetáculo, mas são para ganhar. E que nem todos os adversários vão ser treinados por Simeone para poder brilhar e assim 'vingar-se'.

Urgência de consistência

Para João Félix ser o que se espera dele, tem de querer ganhar, ganhar, ganhar. Sempre, a toda a hora, contra todos. Craques há muitos, mas os melhores do Desporto não toleram perder - e tornam-se mais fortes por isso.

É um bom exercício para começar já no Euro. Terá por perto, por exemplo, Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo ou Pepe. Não precisamos de conversar sobre o talento deles, mas Félix talvez precise de entender que nenhum teria o estatuto que tem se não fosse um animal competitivo.

Para ser feliz em Barcelona, a culpa tem de deixar de ser do treinador ou da venda milionária. O fim das dúvidas está nos pés - mas sobretudo na cabeça - de João Félix.

Vizela denuncia agressões a membros da SAD e incidentes com adeptos

  1. «covardemente agredidos por três indivíduos, supostos adeptos do FC Vizela»
  2. Adeptos envolveram-se em confrontos, com alguns a manifestar desagrado pela postura de outros
  3. Incidentes começaram ainda antes do jogo da 1.ª Liga, com insultos ao treinador Ruben de la Barrera
  4. Manifestações críticas em relação à SAD vêm já da última época, que ditou a relegação do clube para a 2.ª Liga

Geovany Quenda entre os melhores jovens alas do mundo, diz estudo do CIES

  1. Geovany Quenda, jogador do Sporting, é o 4º melhor jovem ala do mundo segundo o CIES
  2. Quenda, de 17 anos, é o único português ou da Liga Portugal neste ranking
  3. Quenda tem 1 golo e 1 assistência em 13 jogos pela equipa principal do Sporting
  4. Quenda foi convocado por Roberto Martínez para a seleção portuguesa em setembro

Varandas inaugurou Núcleo de Amares em clima de festa

  1. Centenas de adeptos dos campeões nacionais estiveram presentes na cerimónia
  2. «Quero dar os parabéns por esta iniciativa e não posso deixar de agradecer por este trabalho em prol do Sporting. Uma palavra ainda para muitos leões que vivem longe: só quero dizer que o Sporting está a crescer»
  3. O presidente leonino conviveu com dezenas de adeptos e abriu o espaço na vila minhota, muito perto de Braga
  4. O presidente do Núcleo de Amares, Bruno Ferreira, agradeceu a presença do líder do Sporting e o apoio para fundar um novo local de encontro dos sportinguistas no Minho

Miguel Zorío acusa Benfica, Valência e Jorge Mendes de corrupção e branqueamento de capitais

  1. Miguel Zorío, antigo vice-presidente do Valência, apresentou denúncia contra Benfica, Valência e Jorge Mendes por alegados crimes de corrupção internacional e branqueamento de capitais
  2. Zorío alega que nas transferências de André Gomes, João Cancelo, Enzo Pérez e Rodrigo Moreno do Benfica para o Valência, os encarnados receberam menos do que o alegado valor das transferências
  3. Suspeitas de taxas de intermediação abusivas nas transferências, atingindo 50% do valor quando o contratualizado era de 10%
  4. Zorío suspeita também da legalidade da contratação de Jonas pelo Benfica a custo zero após rescisão com o Valência