A queda de José Mourinho, a estrela que brilhou e apagou

  1. Mourinho foi apelidado de «Special One»
  2. Mourinho conquistou troféus importantes em clubes como Porto, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid
  3. Mourinho era conhecido pelo seu carisma, pelas suas declarações polémicas e pela sua capacidade de motivar os jogadores
  4. Mourinho «ganhou como gangster», derrubando a melhor equipa da história

O auge de Mourinho


José Mourinho foi, sem dúvida, um dos melhores treinadores do mundo no seu auge. Apelidado de «Special One», Mourinho conquistou troféus importantes em clubes como Porto, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid, revolucionando a forma de jogar futebol e tornando-se uma verdadeira celebridade no mundo do desporto.

Mourinho era conhecido pelo seu carisma, pelas suas declarações polémicas e pela sua capacidade de motivar os jogadores. Ele tocou «no céu», nas palavras do autor, e durante anos manteve-se na luta com rivais como Pep Guardiola, encarando o «Lado Negro da Força».

O início do declínio


No entanto, à medida que Messi e Ronaldo dominavam o futebol mundial, Mourinho começou a perder o seu brilho. Ele «ganhou como gangster», derrubando a melhor equipa da história, mas depois «começou a ver fantasmas» e a «cera foi derretendo e caiu».

Mourinho ainda tentou retomar o voo, mas «cada vez ganhava menos altura e ficava ainda mais longe». Ele deixou de apontar aos melhores clubes e aceitou desafios em equipas como o Tottenham e a Roma, onde não conseguiu recuperar o seu antigo esplendor.

A falta de reinvenção


Segundo o autor, Mourinho «não deu sobretudo mostras de ser capaz de se reinventar». Ele continuou a ser «defensivo e cínico em campo», e os jogadores deixaram de acreditar que, com ele, «eram mesmo melhores do que os outros».

Mourinho ganhou a Liga Europa e a Liga Conferência, mas «já todos tinham percebido que perdera o toque de Midas, que só por si não é garantia de sucesso».

O futuro incerto


Atualmente, Mourinho segue-se para o Fenerbahçe, um destino «inimaginável para o seu estatuto», mas o autor questiona-se «como é que alguém que foi dono disto tudo e tem um QI acima de tanta gente se deixou chegar até aqui?».

O futuro de Mourinho parece incerto, e o autor deixa no ar a dúvida sobre se o treinador português conseguirá reinventar-se e recuperar o seu antigo brilho.

Vizela denuncia agressões a membros da SAD e incidentes com adeptos

  1. «covardemente agredidos por três indivíduos, supostos adeptos do FC Vizela»
  2. Adeptos envolveram-se em confrontos, com alguns a manifestar desagrado pela postura de outros
  3. Incidentes começaram ainda antes do jogo da 1.ª Liga, com insultos ao treinador Ruben de la Barrera
  4. Manifestações críticas em relação à SAD vêm já da última época, que ditou a relegação do clube para a 2.ª Liga

Geovany Quenda entre os melhores jovens alas do mundo, diz estudo do CIES

  1. Geovany Quenda, jogador do Sporting, é o 4º melhor jovem ala do mundo segundo o CIES
  2. Quenda, de 17 anos, é o único português ou da Liga Portugal neste ranking
  3. Quenda tem 1 golo e 1 assistência em 13 jogos pela equipa principal do Sporting
  4. Quenda foi convocado por Roberto Martínez para a seleção portuguesa em setembro

Varandas inaugurou Núcleo de Amares em clima de festa

  1. Centenas de adeptos dos campeões nacionais estiveram presentes na cerimónia
  2. «Quero dar os parabéns por esta iniciativa e não posso deixar de agradecer por este trabalho em prol do Sporting. Uma palavra ainda para muitos leões que vivem longe: só quero dizer que o Sporting está a crescer»
  3. O presidente leonino conviveu com dezenas de adeptos e abriu o espaço na vila minhota, muito perto de Braga
  4. O presidente do Núcleo de Amares, Bruno Ferreira, agradeceu a presença do líder do Sporting e o apoio para fundar um novo local de encontro dos sportinguistas no Minho

Miguel Zorío acusa Benfica, Valência e Jorge Mendes de corrupção e branqueamento de capitais

  1. Miguel Zorío, antigo vice-presidente do Valência, apresentou denúncia contra Benfica, Valência e Jorge Mendes por alegados crimes de corrupção internacional e branqueamento de capitais
  2. Zorío alega que nas transferências de André Gomes, João Cancelo, Enzo Pérez e Rodrigo Moreno do Benfica para o Valência, os encarnados receberam menos do que o alegado valor das transferências
  3. Suspeitas de taxas de intermediação abusivas nas transferências, atingindo 50% do valor quando o contratualizado era de 10%
  4. Zorío suspeita também da legalidade da contratação de Jonas pelo Benfica a custo zero após rescisão com o Valência