Tomás Araújo celebra hoje o seu 22.º aniversário e sabe que os próximos meses poderão ser importantes para a sua afirmação no Benfica. Após dois anos de evolução diferenciada como sénior - empréstimo ao Gil Vicente e consolidação no plantel das águias -, o central é visto pela SAD como um valor seguro que pode ganhar protagonismo após o próximo mercado de verão.
Com a obrigação de vender para equilibrar as contas e manter João Neves na próxima época, os nomes de António Silva e Morato surgem como possíveis encaixes financeiros imediatos na ordem dos 60 a 70 milhões de euros. Porém, Tomás Araújo será sempre considerado um candidato forte ao eixo defensivo, mesmo que entre um reforço para essa posição.
Terceiro central da hierarquia
Na temporada 2023/2024, Tomás Araújo conseguiu atingir o estatuto de terceiro central, atrás da dupla titular António Silva/Otamendi, superando Morato, que acabou por perder espaço nesta hierarquia após ser obrigado a jogar como lateral-esquerdo com frequência.
A continuidade de Roger Schmidt no comando técnico do Benfica poderá ser uma boa notícia para o jogador, visto que foi o alemão quem pediu o seu reingresso após uma boa temporada por empréstimo no Gil Vicente, em 2022/2023, onde fez 26 jogos (um golo, duas assistências).
Recuperado de lesão
Na época em curso, Araújo participou em 20 partidas (sete como titular), atuando ora no lugar de António Silva ou de Otamendi nas poucas vezes que tanto ou ou outro se ausentaram, principalmente por castigo — mas também desempenhou as funções de lateral-direito.
O central de 22 anos deverá voltar a ser convocado para o jogo da última jornada da Liga, em Vila do Conde, depois de recuperar integralmente de uma entorse no tornozelo direito contraída no desafio em casa diante do Moreirense, há um mês (14 de abril), em que se estreou a marcar pelo Benfica.