O diretor de comunicação do Sporting de Braga, Alexandre Carvalho, não deixou passar em claro o lance que envolveu Otamendi e Zalazar durante o jogo entre Benfica e Braga. Já depois de Rui Duarte, treinador dos minhotos, ter sugerido que este seria um lance de "clara agressão" por parte do capitão do Benfica, o dirigente do clube arsenalista questionou a "honestidade da situação".
"Honestidade. Apreciada por tantos, mas praticada por poucos", escreveu Alexandre Carvalho na rede social X, na legenda do vídeo do lance.
O incidente também foi analisado no programa "Tribunal O JOGO", com os comentadores Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo a considerarem que o árbitro João Pinheiro deveria ter assinalado falta e mostrado cartão vermelho a Otamendi.
Jorge Coroado considerou que "Otamendi armou o cotovelo esquerdo e atingiu Zalazar deliberadamente, impunha-se livre direto e cartão vermelho". José Leirós afirmou que "Deliberadamente, atingiu com o cotovelo o adversário. Falta por assinalar e expulsão com cartão vermelho". Já Fortunato Azevedo considerou que "Otamendi, de forma objetiva e deliberada, com o cotovelo e intensidade excessiva atingiu a face de Zalazar, colocando em perigo a sua integridade física. Falta grosseira merecedora de cartão vermelho e intervenção do VAR por ser uma infração clara e óbvia".
O lance polémico ocorreu aos 45+1 minutos do encontro entre Benfica e Sporting de Braga, que terminou com a vitória dos encarnados por 3-1.