Renovação de Roger Schmidt e Possível Sucessão de Rúben Amorim: Decisões no Futebol em Destaque

  1. Benfica renovou com Roger Schmidt por mais 3 anos
  2. Renovação causou controvérsia entre adeptos

Há um ano, por esta altura, o Benfica estava a jogar jogos decisivos contra FC Porto e Inter de Milão. Foi precisamente nesta altura que a equipa caiu exibicionalmente e começou a mostrar uma faceta que, até então, não conhecíamos. Foi também por volta desta altura que a Direção encarnada entendeu renovar com o treinador por mais três anos, quando este ainda tinha mais um ano de contrato.

Quem gere e tem responsabilidades nunca se deve deixar levar pela emoção. Um bom gestor é aquele que tem a capacidade de ser racional e de conseguir justificar as opções que toma em cada momento. Podem não ser as mais acertadas, pode até errar, mas tem de saber apresentar os motivos pelos quais tomou uma decisão num determinado momento. No caso da renovação de Roger Schmidt, encontro aqui vários motivos que a podem justificar (embora não concorde com eles) e também outros que não fazem sentido.

Motivos para Renovação com Roger Schmidt

A Direção encarnada ficou iludida com o futebol apresentado na primeira metade da época 2022/2023. «Tratava-se de uma equipa agressiva, intensa, que nunca desligava e que queria sempre mais. Tinha uma grande reação à perda de bola, que é uma característica típica das equipas treinadas por Roger Schmidt. Complementarmente, o treinador alemão tem outra competência que se enquadra na forma como o Benfica pretende orientar o seu projeto, que passa por olhar para a formação e por não ter medo de apostar em jogadores jovens». Como exemplos óbvios temos António Silva, que assumiu a titularidade e não mais a largou, João Neves, que foi lançado num momento decisivo da época passada, Gonçalo Ramos, em quem poucos internamente acreditavam, e Florentino, que regressou de empréstimos sucessivos e teve um papel determinante na equipa.

A expetativa criada pela conjugação entre o futebol apresentado e os resultados, numa altura em que as decisões se aproximavam, fizeram com que a Direção avançasse para a renovação. Do ponto de vista do gestor, o timing foi o pior possível porque a euforia fazia parte do dia a dia da equipa naquele momento. Do ponto de vista do adepto, ou seja, do lado sentimental, o timing foi o ideal. A questão é que quem lidera tem de ser racional e não sentimental.

Debilidades de Roger Schmidt

Há um ano já se percebiam as debilidades da forma de trabalhar do treinador alemão. A dificuldade na transição defensiva, apesar de mais escondida, era bem visível. Schmidt nunca conseguiu trabalhar/corrigir este ponto fraco do seu jogo, porque a reação à perda era boa e porque Florentino, pela sua qualidade individual, conseguia camuflar esta questão.

Outro ponto importante é que o Benfica joga sempre da mesma forma independentemente do adversário. Estrategicamente, Schmidt não prepara os jogos para surpreender ou para condicionar os pontos fortes dos adversários. Olha para si e tão só para si. Aqui o problema é que, quando os concorrentes começam a perceber a forma de jogar do clube encarnado, torna-se necessário criar dificuldades adicionais aos adversários e, neste ponto, o treinador alemão não tem essa característica.

Pressão e Resultados

Em função da expetativa criada, das debilidades demonstradas pelo treinador alemão, da sua comunicação débil e da fraca qualidade de jogo apresentada este ano, o desgaste dos adeptos é enorme. A assobiadela no final do jogo com o Marselha demonstra isto mesmo, a falta de paciência para com Roger Schmidt. Esta impaciência não teve a ver com a forma como a equipa jogou, mas, sobretudo, com a incapacidade do treinador alemão perceber o que se estava a passar nos últimos 30 minutos e a sua incapacidade de mexer com a equipa.

A realidade é que o Benfica ainda pode vencer o campeonato (embora seja difícil) e tem todas as condições para estar na meia-final da Liga Europa, porque é superior a este Marselha. É verdade que vai ter menos dias para preparar a difícil deslocação ao Vélodrome, mas, neste caso, apenas a Direção pode justificar o motivo pelo qual não quis adiar o jogo com o Moreirense. Regressando a Roger Schmidt, se o Benfica chegar ao fim da época sem ganhar nada, qual vai ser a decisão da Direção? Para mim parece-me óbvio o caminho a seguir.

Perspetivas Futuras

Em primeiro lugar, quando se renova três anos com um treinador, sabe-se que existirão bons e maus momentos. A dimensão do contrato que o Benfica rubricou com RS demonstra, claramente, a aposta da administração encarnada no treinador para o projeto.

Internamente, existem vozes para que Rui Costa despeça RS. Convém lembrar que foram estas mesmas vozes que aplaudiram a renovação há um ano. Se o caminho for o da continuidade, será importante que a atual administração tenha a capacidade de ajudar o treinador alemão e que este queira ser ajudado em alguns pontos importantes, nomeadamente na comunicação (antes e após os jogos) e na empatia que tem de se criar com os adeptos.

Rúben Amorim e Liverpool

João Palhinha, em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, comentou a possibilidade de Rúben Amorim, com quem trabalhou no Braga e no Sporting, suceder a Klopp no comando técnico do Liverpool. Palhinha destacou a personalidade de Amorim e acredita que ele seria uma excelente opção para o cargo. Palhinha descreveu o estilo de jogo de Amorim, mencionando a preferência por jogar com três defesas e manter a posse de bola, mesmo em momentos difíceis.

O médio do Fulham enfatizou que Amorim estaria preparado para o desafio de treinar um clube de nível mundial como o Liverpool, devido à sua experiência em lidar com a pressão de lutar por títulos em Portugal.

Sócios do Benfica aprovam novos estatutos em Assembleia Geral

  1. Limitação de três mandatos consecutivos para os presidentes da Direção, Assembleia Geral e Comissão de Remunerações
  2. Órgãos sociais serão remunerados, com Comissão de Remunerações para definir valores
  3. Teto de 0,5% da faturação do Grupo Benfica para despesas com remunerações
  4. Sócios aprovam contas consolidadas do grupo, além das contas do clube

Benfica apresenta prejuízo de 21,1 milhões de euros na época 2023/24

  1. Benfica apresentou prejuízo de 21,1 milhões de euros na época 2023/24
  2. Resultado negativo deveu-se ao desempenho da Benfica SAD por aplicação do Método de Equivalência Patrimonial
  3. Rui Costa apela a um Benfica "mais forte, coeso, unido, moderno e ganhador"
  4. Benfica atingiu 326.869 associados ativos a 30 de junho

Visitar o Estrela Vermelha, um sonho concretizado

  1. Entrar no Estádio Rajko Mitic é sinónimo de viajar no tempo, de recuar quatro ou cinco décadas
  2. Dois meninos adeptos do Estrela Vermelha pediram comida junto ao McDonald's, e o jornalista partilhou batatas fritas com eles
  3. O estádio do Estrela Vermelha é bastante raro em termos de infraestruturas, com as bancadas abertas e a pista de tartan
  4. O jornalista teve a oportunidade de percorrer alguns metros do famoso túnel do Marakana

Benfica contrata Cassiano Klein como novo treinador de futsal

  1. Cassiano Klein: «Está a ser incrível. Trabalhar neste clube e poder contribuir para a sua história fantástica é fascinante.»
  2. Cassiano Klein: «Trabalhar num país que também respira futebol e futsal inspira-me muito, tal como trabalhar num campeonato tão competitivo, com grandes equipas e grandes profissionais.»
  3. Cassiano Klein é considerado o melhor treinador de futsal do mundo
  4. Cassiano Klein conquistou a Libertadores em 2022, uma Supercopa em 2023 e um campeonato brasileiro em 2021

Fernando Meira esclarece comentários sobre o Benfica na Liga dos Campeões

  1. Meira criticado pelos adeptos do Benfica após considerar a equipa a desilusão da Liga dos Campeões
  2. Meira esclarece que a palavra 'desilusão' era apenas uma previsão baseada na performance desportiva da equipa
  3. Meira afirma ter profundo respeito pelo Benfica, clube pelo qual tem carinho e onde foi capitão
  4. Meira diz que o Benfica faz parte da sua história e terá sempre o seu apoio incondicional

Rúben Amorim distinguido como Treinador do Mês da Liga Betclic

  1. Rúben Amorim recebeu 38,1% dos votos para Treinador do Mês da Liga Betclic
  2. O Sporting iniciou a época com 4 vitórias consecutivas, marcando 16 golos e sofrendo apenas 2
  3. Após a derrota na Supertaça, o Sporting venceu o Rio Ave (3-1), o Nacional (6-1), o Farense (5-0) e o FC Porto (2-0)
  4. Pedro Gonçalves foi eleito o melhor médio de agosto, e Viktor Gyökeres os prémios de melhor avançado e jogador do mês