Benfica é absolvido de acusações de corrupção desportiva

  1. O Benfica foi absolvido de acusações de corrupção desportiva pelo Ministério Público.
  2. Cássio, antigo guarda-redes do Rio Ave, testemunhou que foi aliciado com 60 mil euros para facilitar o jogo contra o Benfica.
  3. Marcelo, defesa central do Rio Ave, alegou que pensou que era apenas uma brincadeira e não deu importância às tentativas de aliciamento.
  4. O Ministério Público concluiu que não há provas de envolvimento do Benfica nos atos ilícitos.
  5. César Boaventura pode ser condenado a uma pena de prisão por corrupção ativa e tentativa de corrupção.
  6. Boaventura também pode enfrentar sanções desportivas caso as acusações sejam comprovadas.

A corrupção desportiva é um problema sério e urgente que afeta o futebol em todo o mundo. No entanto, é importante destacar que nem todos os clubes estão envolvidos nessas práticas ilegais. O Sport Lisboa e Benfica, um dos maiores clubes de Portugal, foi recentemente absolvido de acusações de corrupção desportiva.

Segundo o testemunho do antigo guarda-redes do Rio Ave, Cássio, o empresário desportivo César Boaventura teria tentado suborná-lo com 60 mil euros para facilitar o jogo contra o Benfica. No entanto, o defesa central Marcelo, também do Rio Ave, alegou que pensou que era apenas uma brincadeira e não deu importância ao assunto.

Apesar das tentativas de aliciamento, o Ministério Público concluiu que não há provas de envolvimento do Benfica nestes atos ilícitos. De acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga Portugal, o clube só pode ser responsabilizado pelos atos cometidos por seus dirigentes, funcionários e agentes vinculados a ele. Como César Boaventura não tinha qualquer ligação oficial com o Benfica, o clube não pode ser punido nestas circunstâncias.

No entanto, é importante ressaltar que o Benfica, assim como todos os clubes, tem a responsabilidade de evitar comportamentos corruptos. De acordo com o Artigo 20 do Regulamento Disciplinar da FIFA, os clubes devem adotar medidas para prevenir essas práticas, mesmo que não sejam diretamente responsáveis por elas.

Por outro lado, César Boaventura enfrenta acusações de corrupção ativa e tentativa de corrupção e pode ser condenado a uma pena de prisão. O Artigo 9º da Lei nº 94/2021 estabelece que aqueles que oferecem vantagens ilegítimas a agentes desportivos podem ser punidos com pena de prisão de 1 a 5 anos.

Além das sanções penais, Boaventura também pode enfrentar sanções desportivas, caso as acusações sejam comprovadas. Como provavelmente é considerado um 'agente desportivo' de acordo com o Regulamento Disciplinar da Liga Portugal, ele pode ser punido com repreensão, multa e suspensão.

Embora o caso de corrupção seja grave, é importante lembrar o lado bonito do desporto. Neste momento, homenageamos Franz Beckenbauer, um jogador e treinador de sucesso, e Sven-Göran Eriksson, que recentemente falou sobre sua batalha contra uma doença grave. Também prestamos uma homenagem a Eusébio, que faleceu há 10 anos e é lembrado como um dos maiores nomes do futebol português.

Zahovic regressa às origens para ver o FC Porto

  1. Zahovic representou o FC Porto entre 1996 e 1999
  2. Zahovic afirmou que o FC Porto tem as pessoas certas nos lugares certos e vai continuar a ser um grande clube de sucesso
  3. Zahovic considera o Sporting, Benfica e FC Porto os principais candidatos ao título na próxima época
  4. Zahovic acompanhou o jogo entre Portugal e Eslovénia com o 'coração dividido' por ter jogado 12 anos em Portugal