David Neres pode jogar na Supertaça após suspensão do castigo pelo TAD

  1. OTribunal Arbitral do Desporto (TAD) suspendeu o castigo de David Neres pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF
  2. OTAD considerou que não existia um interesse público qualificado que causasse danos à FPF maiores do que os que o jogador buscava evitar
  3. Com a suspensão, David Neres estará disponível para jogar na Supertaça contra o FC Porto no dia 9 de agosto

David Neres, avançado brasileiro do Benfica, está liberado para jogar na Supertaça contra o FC Porto depois que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) suspendeu o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF. O CD havia punido Neres com um jogo de suspensão por injúrias e ofensas à reputação a outros jogadores, como Otávio, do FC Porto, e Pedro Gonçalves, do Sporting.

A decisão do TAD foi baseada na justificativa de que não existiria um interesse público qualificado, específico e concreto que pudesse causar danos à FPF maiores do que aqueles que David Neres pretendia evitar. Em seu requerimento ao TAD, Neres argumentou que suas expressões não tinham caráter injurioso ou difamatório e que faziam parte de uma comemoração esportiva. O TAD concordou com essa argumentação e decidiu suspender a sanção disciplinar até que uma decisão final seja tomada.

A suspensão do castigo permitirá que David Neres participe da Supertaça, que acontecerá no dia 9 de agosto. O jogador estava preocupado com o fato de que a decisão final do TAD não seria proferida antes do jogo, impedindo-o de exercer sua profissão. Com a suspensão da sanção, Neres terá a possibilidade de jogar e exercer seu direito ao livre exercício de sua profissão.

Além da suspensão do castigo, David Neres também foi multado em 510 euros pelo CD da FPF. A decisão do TAD de suspender a sanção foi considerada adequada e proporcional, já que a suspensão de um jogo seria um prejuízo grave e de difícil reparação para o jogador.

Essa decisão do TAD traz alívio para o Benfica, que agora poderá contar com Neres na importante partida da Supertaça contra o FC Porto. A presença do avançado brasileiro poderá ser um reforço fundamental para a equipe na busca pelo título.