Farioli desvaloriza revanche e elogia Arouca antes do confronto

  1. Farioli nega sentimento de revanche contra o Arouca.
  2. Farioli elogia o Arouca como uma das equipas mais interessantes do campeonato.
  3. Farioli destaca a importância de William Gomes na equipa.
  4. Farioli expressa gratidão pelo apoio dos adeptos.

Francesco Farioli, treinador do FC Porto, abordou o próximo confronto com o Arouca, desvalorizando a ideia de um sentimento de revanche devido ao adiamento anterior do jogo. Em vez disso, o técnico expressou grande respeito pelo adversário e foco na sua própria equipa.

O treinador portista teceu vários elogios ao Arouca, descrevendo-o como um dos times mais interessantes do campeonato português, e aproveitou a oportunidade para elogiar o jovem avançado William Gomes, destacando o seu impacto positivo na equipa. Farioli também expressou gratidão pelo apoio apaixonado dos adeptos.

Foco no Presente e Respeito pelo Arouca

Questionado sobre um possível sentimento de vingança contra o Arouca, Farioli foi peremptório: “Não, não. Não há vingança contra ninguém. Temos de nos preparar apenas por nós, não há qualquer tipo de vingança, não há tempo para desperdiçar energia a pensar em coisas que estão à volta do jogo. Temos de pensar no nosso campinho e onde queremos ir em todas as provas”.

O técnico sublinhou a importância de manter o foco no presente e nos objetivos do FC Porto: “Sabemos que há dificuldades, algumas pelo calendário e outras pelo adversário, mas com respeito e atenção. O nosso foco está no nosso próximo passo e é já amanhã, com o Arouca e não há mais nada além disso”.

Elogios ao Arouca

Farioli não poupou elogios ao Arouca, reconhecendo a qualidade do adversário: “Contra o Sporting, antes do cartão vermelho, o jogo esteve bastante dividido. O Arouca estava a ser destemido e a forma como pressionava o Sporting era boa”.

O treinador portista alertou para as dificuldades que o FC Porto poderá encontrar: “Claro que há momentos durante a época em que os resultados podem mudar, assim como a dinâmica do jogo. Acredito que o Arouca é uma das equipas mais interessantes do campeonato e tenho alertado toda a gente para o que vamos ter pela frente esta segunda-feira”.

Manutenção da Solidez Defensiva

Farioli abordou a importância de manter a solidez defensiva da equipa e evitar a complacência: “É bom porque mostra solidez. No Salzburgo foi o primeiro jogo em que concedemos duas ou três oportunidades de golo ao adversário”.

O técnico portista exigiu rigor e foco aos seus jogadores: “Se queremos continuar a fazer o temos feito, não apenas os resultados, tem tudo a ver com a fome e vontade de fazer as coisas. O que não deve acontecer é existir um sentimento de que as coisas estão fáceis. Não pode ser assim. Há três meses era difícil ganhar um jogo e se temos este tipo de resultados é graças ao trabalho e dedicação de cada um dos jogadores. Depois dos jogos frente a Salzburgo, Rio Ave e Nacional fiquei chateado pela forma como jogámos. Achei que os nossos padrões caíram bastante. Na sessão de treino de sexta-feira voltei a ver a equipa que conheço”.

A Importância de William Gomes

Farioli elogiou o jovem avançado William Gomes, destacando o seu impacto positivo na equipa: “Ele esteve muito bem nos jogos em que foi suplente, assim como nos jogos em que começou a titular. É um jogador que treina muito bem e é um gosto tê-lo no clube, bem como poder utilizar o seu talento para o futebol”.

O treinador reconheceu o valor do jovem jogador: “Já nos deu ajudou muito, com golos importantes, e acredito que o vai continuar a fazer. No geral, é um jogador muito importante para o clube”.

Apoio dos Adeptos

Farioli expressou gratidão pelo apoio apaixonado dos adeptos, mencionando a receção calorosa após a vitória em Salzburgo e o facto de os bilhetes para a secção do FC Porto no estádio do Arouca estarem esgotados. “Tivemos uma receção calorosa no regresso ao Porto, depois da vitória em Salzburgo, mas já o tínhamos tido noutras ocasiões em que não fizemos nada de especial. Isso diz muito da paixão dos adeptos e, inclusive, já li que vendemos os bilhetes todos para a nossa secção no recinto do Arouca. Quando passeio com a minha família é fantástico ver tantas camisolas do FC Porto pela cidade", partilhou Farioli.

Relação com Jordan Henderson

Por fim, Farioli comentou sobre a sua relação com Jordan Henderson, com quem trabalhou no passado. “Não é algo de novo, gostamos muito um do outro. Gostei dele como jogador, capitão e ser humano. Fico feliz se contribuir para a satisfação dos jogadores em praticar este desporto e devolver-lhes a paixão pelo futebol. A relação entre seres humanos acontece quando damos muito de nós aos outros e também recebemos de igual forma. O futebol é uma boa metáfora para a vida, nesse aspeto”, concluiu Farioli.