Terceira cedência consecutiva para o avançado de 22 anos
O Benfica confirmou na manhã desta quinta-feira o empréstimo do avançado Henrique Araújo ao Arouca para a temporada 2024/25. Esta é a terceira vez consecutiva que o jogador de 22 anos é cedido a outro clube, depois de ter estado ao serviço do Watford, em Inglaterra, e do Famalicão, na época passada.
«O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o FC Arouca para o empréstimo do jogador Henrique Araújo. A cedência temporária é válida por uma temporada – até ao final de 2024/25 –, sem opção de compra», pode ler-se na nota oficial divulgada pelo clube da Luz.
Planos de Roger Schmidt não incluem Henrique Araújo
Apesar de ter sido chamado por Roger Schmidt para a pré-época das águias, a verdade é que o treinador alemão não contava com Henrique Araújo nos seus planos para a nova temporada. O avançado madeirense fez 14 jogos na primeira metade da época 2022/23, chegando mesmo a marcar na Liga dos Campeões, mas acabou por ser emprestado ao Watford em janeiro.
Em Inglaterra, Henrique Araújo não conseguiu afirmar-se e, no final da época, regressou a Portugal para ser cedido ao Famalicão. Contudo, a sua passagem pela equipa vila-condense também não correu da melhor forma, com o jogador a somar apenas alguns minutos de jogo e a não conseguir marcar qualquer golo.
Arouca acerta empréstimo sem opção de compra
Agora, Henrique Araújo vai ter mais uma oportunidade de se mostrar no futebol português, desta vez ao serviço do Arouca. O clube do distrito de Aveiro, orientado pelo uruguaio Gonzalo García, já tinha manifestado interesse no avançado e conseguiu chegar a acordo com o Benfica para a sua cedência, sem opção de compra associada.
«Apesar desses dados, a ideia da Direção encarnada não passava por perder já o jogador de 22 anos por completo, por haver ainda a ideia de que Henrique Araújo pode cumprir as expectativas que a estrutura sempre depositou nele. Por isso, este ano, o empréstimo foi de novo a solução, mas mais uma vez, sem opção de compra associada», pode ler-se no material de referência.
Oportunidade de convencer o Benfica
Henrique Araújo, que tinha pelo menos mais dois clubes da Liga interessados, o Rio Ave e o Moreirense, vai assim regressar a Portugal para tentar convencer os responsáveis do Benfica de que pode ser uma opção válida para o futuro. A apresentação do jogador no Arouca deve acontecer em breve, pelo que é esperado que o avançado não siga viagem com o restante plantel encarnado para os primeiros jogos de preparação, em Águeda, frente ao Farense e ao Celta de Vigo.
Natural do Funchal, Henrique Araújo despontou na formação do Andorinha e do Marítimo, antes de assinar pelo Benfica, em 2018. Nos últimos anos de formação, o ponta de lança contribuiu para a conquista da Youth League, em 2022, e fez a estreia pela equipa principal das águias, acumulando seis jogos e três golos nessa época. Na temporada seguinte, já sob ordens de Roger Schmidt, o avançado somou 14 jogos e dois golos, mas seguiu para o Watford em janeiro de 2023.
Jovem internacional por Portugal, Henrique Araújo acumulou quatro jogos no Europeu sub-21 de 2023. Nos escalões de formação, disputou 29 partidas e assinou 13 golos.