Rafa Silva despede-se do Benfica no Estádio da Luz

  1. 325 jogos pelo Benfica
  2. 22.888 minutos de competição oficial
  3. 92 golos marcados
  4. 66 assistências dadas

Fim de uma era


Depois de 325 jogos, 22.888 minutos de competição oficial, 92 golos e 66 assistências ao serviço do Benfica, Rafa Silva vai fazer o seu último jogo com a camisola das águias no Estádio da Luz. O avançado de 30 anos termina contrato no final desta temporada e não vai renovar.

Ainda que nenhuma das partes o tenha assumido publicamente, Rafa está determinado a sair do Benfica no final da época. Adorava tê-lo o tempo todo, toda a gente quer que ele fique. Mas temos de respeitar a decisão do jogador, admitiu já o treinador Roger Schmidt.

Destino incerto


Há vários clubes europeus interessados em Rafa, especialmente italianos, mas o jogador estará a caminho de um campeonato mais distante, provavelmente do Catar e do Al Sadd. No verão passado, o clube qatari tentou contratar Rafa com um contrato milionário na ordem dos €7,5 milhões por época e um prémio de assinatura de cerca de €10 milhões.

Contudo, Rafa e os seus representantes continuam a não comentar o assunto publicamente. A SAD do Benfica não tem capacidade financeira para argumentar, e a forma como lidou com o processo de renovação, deixando que se consolidasse a ideia de que Rafa estaria a exigir o impossível, levaram o jogador a praticamente fechar a decisão de sair ainda antes do início da época.

Despedida em grande


Ainda assim, Rafa tem a oportunidade de se despedir do Benfica em grande. Frente ao Arouca, na 33.ª jornada da Liga, o avançado vai fazer o último jogo no Estádio da Luz. Foi precisamente frente ao Arouca que Rafa se estreou pelo Benfica, em setembro de 2016, mas em casa do adversário.

Apesar da época menos positiva da equipa, Rafa Silva teve a sua melhor temporada a nível individual, com 20 golos e 14 assistências em 51 jogos. O jogador é considerado essencial pelo treinador Roger Schmidt e é o 22.º jogador com mais jogos da história do Benfica.

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário