Treinadores Daniel Sousa e Armando Evangelista Focados nos Desafios à Frente

  1. Daniel Sousa lidera Arouca contra futuro clube
  2. Sousa mantém foco na vitória frente ao Sp. Braga
  3. Evangelista destaca importância do jogo contra Vizela

Daniel Sousa, treinador do Arouca, encontra-se numa situação peculiar ao liderar a equipa contra o Sp. Braga, seu futuro clube, na próxima temporada. Apesar do desconforto evidente, Sousa mantém o foco na vitória e na condução do Arouca a mais um triunfo. «Não é a situação que eu procuro normalmente na minha vida, mas é uma situação que ocorreu. Ocorreu porque eu percebo que aquilo que tem sido o meu profissionalismo durante a minha carreira até agora é pautada pelo trabalho e a partir desse momento eu sei que nada pode afetar naquilo que é o meu trabalho, a não ser eu próprio», afirmou Sousa em relação à situação.


A deslocação a Braga tornou-se ainda mais impactante devido ao anúncio da sua futura posição como treinador do Sp. Braga. Apesar das circunstâncias, Sousa mantém a postura de sempre: «Partimos para esta semana com o mesmo espírito de todas as outras semanas, com a mesma ambição, com a mesma mentalidade de trabalho, de querer fazer as coisas, de querer ganhar os jogos».


Postura de Foco e Ambição


Sobre a importância mediática do jogo e uma eventual vitória sobre o Sp. Braga, Sousa destacou: «Tudo o que não seja a essência do jogo, que é ganhar, pode ser ruído, mais ou menos ruído, que não afeta propriamente aquilo que vai acontecer lá dentro. O que nós queremos, o que os jogadores e a equipa do Arouca querem, é ganhar o jogo».


Relação Hierárquica


Questionado sobre a sua relação com o diretor geral do clube, Joel Pinho, Sousa preferiu manter a discrição: «Isso não são coisas que eu tenho que... primeiro, não faz parte do treinador comentar qualquer coisa que seja da hierarquia do clube. E são coisas que se acabam por resolver internamente».


Impacto na Equipa


Apesar das tensões evidentes, Sousa assegurou que a situação não afeta o trabalho e as ambições da equipa: «A situação não é confortável, isso está explícito, mas não afeta em nada aquilo que são as relações, aquilo que é o trabalho, aquilo que são as ambições do clube, das pessoas que estão à volta do clube, nossas, dos jogadores, não afeta a ambição de ninguém».


Estratégia contra o Sp. Braga


Sobre a estratégia para o jogo contra o Sp. Braga, Sousa destacou a importância de identificar os padrões de jogo do adversário e contrariá-los: «Quando estas equipas têm comportamentos que são identificáveis várias vezes, quer dizer que há algum trabalho ali, e isso é o que nós identificámos neles, e que realmente são fortes. Mesmo sendo identificáveis, às vezes é difícil de contrariar. Obviamente que nós sabemos como o fazer, e é o que vamos procurar fazer».


Desempenho e Preparação


Quanto ao momento da equipa do Arouca, Sousa destacou a boa exibição recente contra o Farense e a preparação para o jogo contra o Sp. Braga: «Sabemos da dificuldade da tarefa, obviamente. Eu acho que, efetivamente, foi um dos melhores... eu acho que a melhor [exibição] ainda assim foi contra o Sporting, apesar do resultado».


Reação do Plantel


Em relação à reação do plantel do Arouca ao saber da futura mudança de Sousa para o Sp. Braga, o treinador preferiu manter o foco no jogo imediato: «Esse assunto, eu percebo, que há todo o interesse em perceber, mas esse não é o tema. Não é o tema porque nem é o momento, nem é o tema, e o momento é o jogo, é o jogo de amanhã, que nós estamos extremamente focados nesse jogo».


Preparação e Estratégia


Por fim, Sousa abordou a preparação para o jogo contra o Sp. Braga e a estratégia para lidar com os jogadores adversários: «Por exemplo, a capacidade concretizadora, o nosso objetivo primeiro é anular cá à frente qualquer coisa, depois, ok, não dá para anular aqui, vamos para aqui, ok, aqui temos que anular, não dá aqui, temos que chegar aqui e temos que anular isto».


Desafios à Vista


Em outro contexto, Armando Evangelista, técnico do Famalicão, alertou para a importância do próximo jogo contra o Vizela, considerando-o um dos mais difíceis até ao final da época. Evangelista destacou a necessidade de encarar o adversário com respeito e preparação adequada: «É um adversário que ainda acredita. É mais uma oportunidade, um jogo, em que vão olhar como o jogo da vida deles, é desta forma que temos de olhar para eles. Vem jogar a vida em nossa casa».


Desafios no Campo


Sobre os perigos do Vizela, Evangelista mencionou a forma de jogar da equipa adversária e a necessidade de precaução: «Na sua forma de jogar, a facilidade com que projetam extremos no jogo interior, vão buscar espaço entrelinhas, é um aspeto difícil de contrariar».


Balanço Positivo


Em relação ao balanço do trabalho realizado até ao momento, Evangelista mostrou-se satisfeito com a entrega e predisposição dos jogadores: «Em relação ao grupo, ao fim de aproximadamente 15 dias de trabalho, estou satisfeito, porque a entrega e a predisposição para receber ideias novas, para assimilar ideias novas, tem sido fantástica».

Manchester United tem opção de compra sobre lateral do Benfica

  1. Manchester United tem cláusula de opção de compra sobre Álvaro Carreras do Benfica
  2. Cláusula no valor de 20 milhões de euros é válida até final da próxima época
  3. Rúben Amorim quer reforçar lateral esquerdo do Sporting, mas o clube não tem verba
  4. Carreras já esteve contratualmente ligado ao Manchester United entre 2020 e 2024, mas não jogou

Ronaldo e jogadores do FC Porto celebram o Natal

  1. Ronaldo desejou «Feliz Natal a todos!» aos seus seguidores
  2. Diogo Costa: «Bacalhau, com batata, tudo assado»
  3. Gonçalo Borges: «Na minha avó, a cozinhar, com a lareira ligada. Polvo, bacalhau também, todos a rir, a beber um copinho de vinho com o meu avô. São as melhores memórias»

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece