O médio do Manchester United, Bruno Fernandes, revelou que se tornou especialista na marcação de grandes penalidades durante a sua passagem pela Sampdoria, onde aprendeu a técnica com Fabio Quagliarella, um dos melhores batedores de penáltis de Itália.
“Muitos dos marcadores de penáltis escolhem um lado e rematam para lá. Escolhem antes e vão com força. Eu aprendi [esta técnica] com o Fabio Quagliarella, quando estava na Sampdoria. Ele estava sempre a controlar os guarda-redes para decidir o que devia fazer, a forma como chutava, porque, obviamente, tinha uma corrida rápida e um remate muito potente. Mas estava sempre a tentar perceber os movimentos do guarda-redes e eu aprendi isso com ele”
, disse Fernandes.
Fernandes também falou sobre a influência de Cristiano Ronaldo, um dos melhores batedores de penáltis do mundo, nesse aspeto. “Quero sempre aprender com os melhores. Quando estou na Seleção, estou sempre a conversar com o Cristiano Ronaldo para perceber também a forma como ele faz as coisas. Falamos muito. Ele às vezes pergunta-me o que penso sobre o guarda-redes e isso. Temos sempre de nos adaptar ao jogo, porque as coisas mudam rapidamente. As pessoas ficam a conhecer-nos cada vez melhor e melhor. E, por vezes, é preciso fazer algo diferente”
, revelou o médio português.
O internacional português elogiou ainda a frieza e a preparação mental de Ronaldo em momentos decisivos. “Ronaldo? Estamos a falar de um dos melhores marcadores de penáltis do mundo. Se perguntássemos a qualquer pessoa no mundo, quem é que escolheríamos para bater um penálti ao minuto 90 e salvar a nossa vida, ou o que quer que seja, a maioria das pessoas diria Cristiano. Porque sabem que, nesse tipo de momento, ele é decisivo. É frio e está muito bem preparado mentalmente”
, atirou Fernandes.