A Federação Europeia de Andebol (EHF) anunciou esta segunda-feira que Portugal ascendeu ao quinto lugar do ranking europeu masculino da modalidade. Esta subida reflete o desempenho notável da selecção portuguesa no último Campeonato da Europa, onde alcançou um inédito quinto posto.
A prestação no Campeonato da Europa, que terminou na semana passada e foi conquistado pela Dinamarca, representa a melhor de sempre de Portugal nesta competição. A equipa nacional garantiu a quinta posição ao derrotar a Suécia no jogo de atribuição do quinto e sexto lugares, assegurando assim a sua presença no próximo Campeonato do Mundo.
No ranking europeu, que contabiliza os resultados dos últimos quatro anos, Portugal ultrapassou a Suécia, que agora ocupa o sexto lugar, e a Hungria, que desceu para oitavo. A Dinamarca mantém a liderança da hierarquia masculina europeia, seguida pela França e Alemanha, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A Croácia subiu para o quarto posto.
Portugal também se destaca na formação, ocupando o quinto lugar no ranking jovem masculino. Já as selecções femininas seniores e jovens situam-se no 23.º e 16.º lugares, respectivamente, com a Noruega a liderar o ranking feminino sénior e a Dinamarca as duas hierarquias jovens.