A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta sexta-feira que os 16 clubes que competem na II Liga (excluindo as equipas B) vão começar a receber a maior verba de sempre ao abrigo do mecanismo de solidariedade da UEFA. No total, será partilhado um montante de 6.119.000 euros, de forma equitativa, a partir da próxima segunda-feira.
A FPF e a Liga Portugal sublinharam que este modelo de solidariedade tem sido e continuará a ser um "pilar importante para a defesa do equilíbrio competitivo e para o desenvolvimento sustentável do futebol português". Em setembro de 2024, os clubes do futebol profissional aprovaram por unanimidade a manutenção desta distribuição equitativa das verbas de solidariedade provenientes da UEFA aos emblemas da II Liga, "garantindo um apoio financeiro justo e equilibrado entre todos".
Segundo o comunicado, esta verba recorde só foi possível devido ao "trabalho conjunto entre a FPF e a Liga Portugal, numa clara demonstração de que o futebol português só tem a ganhar com a cooperação e alinhamento completo entre estas duas instituições, unidas na defesa dos interesses da indústria". Trata-se assim de "um novo ciclo que se saúda".