José Luís Arnaut deixa presidência da Assembleia Geral da FPF após 12 anos

  1. José Luís Arnaut, de 61 anos, advogado e atual presidente do Conselho de Administração da ANA, Aeroportos, cessa hoje as funções que vinha exercendo desde 2011 como presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
  2. Arnaut também assumiu funções semelhantes na Liga de Clubes, presidida por Fernando Gomes, com quem manteve um contacto institucional direto durante década e meia
  3. Arnaut teve a tutela do Desporto durante o Euro-2004, quando era ministro da Presidência no Governo de Durão Barroso, e coordenou a parte portuguesa da construção do primeiro Campeonato da Europa de Futebol do século XXI
  4. Arnaut destaca a figura de Gianni Infantino, atual presidente da FIFA, com quem tem uma «relação muito próxima» e que representa «uma nova mentalidade» na FIFA, tendo conseguido «limpar aquela estrutura corrupta» que existia anteriormente

Fim de uma era na FPF


José Luís Arnaut, de 61 anos, advogado e atual presidente do Conselho de Administração da ANA, Aeroportos, cessa hoje as funções que vinha exercendo desde 2011 como presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Antes, Arnaut também assumiu funções semelhantes na Liga de Clubes, presidida por Fernando Gomes, com quem manteve um contacto institucional direto durante década e meia.

Num momento marcante não só para o futebol nacional, mas também para a sociedade em geral, Arnaut teve a tutela do Desporto durante o Euro-2004, quando era ministro da Presidência no Governo de Durão Barroso, e coordenou a parte portuguesa da construção do primeiro Campeonato da Europa de Futebol do século XXI.

Elogios à nova liderança da FIFA


Na primeira entrevista que concede em 12 anos de presidência da AG da FPF, Arnaut fala como testemunha privilegiada do salto qualitativo dado pela FPF durante o consulado de Fernando Gomes, a quem gostaria de ver como presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Sobre a FIFA, Arnaut destaca a figura de Gianni Infantino, atual presidente da entidade, com quem tem uma «relação muito próxima». Segundo Arnaut, Infantino representa «uma nova mentalidade» na FIFA, tendo conseguido «limpar aquela estrutura corrupta» que existia anteriormente, com a presidência de Sepp Blatter.

«Trata-se de uma pessoa com uma enorme capacidade de trabalho, um jurista de grande formação, uma pessoa de uma integridade e de uma seriedade à prova de bala. Só isso é que lhe permitiu impor-se, quer quando esteve na UEFA, como secretário-geral, e depois, quando se candidatou à presidência da FIFA», elogiou Arnaut.

Portugal preparado para o Mundial de 2030


Quanto à organização do Mundial de 2030, que está intimamente ligada a Fernando Gomes, Arnaut acredita que Portugal está preparado do ponto de vista das infraestruturas, apesar de reconhecer algumas limitações, nomeadamente ao nível ferroviário. O dirigente destaca a contratação do engenheiro António Laranjo, que teve uma «experiência única» na estruturação do Euro-2004, para ajudar Gomes na preparação do Mundial.

«Temos infraestruturas, vai ter de ser feita alguma modernização aqui e ali o que também é bom porque alguns espaços estão a precisar. Sim, temos défice na parte ferroviária. Mas como só haverá jogos em Lisboa e no Porto e, embora o comboio não seja tão rápido como gostaríamos que fosse, não haverá falta de transporte. E também há a rodovia, mas devemos esperar por saber quais as seleções que vão visitar-nos», explicou Arnaut.

Futebol, muito mais do que apenas um jogo


Sobre o futebol em Portugal, Arnaut considera que a modalidade «é muito mais que um jogo», tendo uma «vertente económica, uma dimensão social e é uma realidade desportiva». O dirigente acredita que o Euro-2004 e a vitória no Euro-2016 impulsionaram e cimentaram a união em torno da Seleção Nacional, independentemente de clubes, raças, estratos sociais, religiões, idades ou culturas.

Por fim, Arnaut elogia a mudança de paradigma em relação ao Desporto, que passou a ser visto como um investimento e não apenas como uma despesa, destacando a importância de continuar a apostar nesta área, nomeadamente nas zonas metropolitanas, para integrar as novas comunidades de imigrantes.

Roma vence FC Porto e avança para os oitavos-de-final da Liga Europa

  1. Roma vence FC Porto por 3-1 no Estádio Olímpico de Roma
  2. Niccolò Pisilli marca dois golos e é a figura da partida
  3. Roma junta-se a Sporting, Braga e Arouca nos oitavos-de-final da Liga Europa
  4. «Estou muito feliz por ter marcado este golo importante e por termos conseguido a passagem em frente. Foi um jogo difícil, mas a equipa esteve fantástica e mereceu a vitória» - Niccolò Pisilli

Confrontos entre adeptos do FC Porto e da Roma após derrota dos portugueses na Liga Europa

  1. Confrontos entre adeptos do FC Porto e da Roma após derrota dos portugueses na Liga Europa
  2. Vitória da Roma por 2-1 no confronto da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa
  3. Polícia de intervenção italiana obrigada a entrar no setor dos adeptos do FC Porto
  4. «Um adepto da Roma ter-se-á infiltrado entre os adeptos do FC Porto, o que terá despoletado a confusão»

Álvaro Carreras, a nova joia do Benfica que brilha na Europa

  1. Lateral esquerdo espanhol, com 21 anos, chegou ao Benfica proveniente do Real Madrid
  2. Destacou-se na vitória do Benfica sobre o AS Monaco na Liga dos Campeões, com uma assistência decisiva
  3. Completou o jogo com 69 toques na bola, 3 desarmes, 5 duelos ganhos e 2 intercepções
  4. Tem cláusula de rescisão de 50 milhões de euros e o Manchester United tem opção de recompra

Adeptos do FC Porto prestam homenagem espontânea a Pinto da Costa

  1. Adeptos do FC Porto deixaram cachecóis, bandeiras, coroas de flores e testemunhos em homenagem a Pinto da Costa
  2. O memorial espontâneo surgiu junto à porta 24 do Estádio do Dragão e estendeu-se por dezenas de metros
  3. O FC Porto irá recolher os objetos para criar um memorial permanente em memória do antigo presidente
  4. A Roma prestou homenagem a Pinto da Costa, deixando uma coroa de flores no balneário do FC Porto

Liga Portugal anuncia datas e horários da 24ª jornada; Benfica vs Gil Vicente adiado

  1. Liga Portugal anuncia datas e horários da 24ª jornada
  2. Benfica vs Gil Vicente adiado para 28 de março
  3. Nacional vs Famalicão, Arouca vs FC Porto e Vitória de Guimarães vs Casa Pia no sábado
  4. Boavista vs Santa Clara, Moreirense vs Estrela da Amadora, Farense vs AVS e Rio Ave vs Sporting de Braga no domingo
  5. Sporting vs Estoril Praia na segunda-feira