Catarina Campos escreve mais um capítulo na história do futebol português ao ser designada como a primeira mulher a desempenhar a função de videoárbitro (VAR) num jogo da I Liga. A nomeação para o encontro entre o Benfica e o Farense, agendado para a 27ª jornada, solidifica o seu percurso de pioneirismo no panorama da arbitragem nacional.
Este marco surge pouco depois de Catarina Campos se ter estreado como a primeira árbitra principal num jogo da I Liga, no encontro entre o Casa Pia e o Rio Ave. A Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) designou Hélder Carvalho como o árbitro principal para o jogo entre Benfica e Farense.
Equipa de Arbitragem
A equipa de arbitragem para o Benfica-Farense será também composta pelos assistentes Francisco Pereira e Hugo Ribeiro, e pela quarta árbitra Inês Andrada. Pedro Felisberto será o AVAR, complementando a equipa liderada por Catarina Campos no VAR, assegurando uma cobertura abrangente e especializada para este importante jogo da I Liga.
Internacional desde 2018, Catarina Campos integra a categoria de elite da UEFA há cerca de ano e meio. O seu currículo inclui vários encontros no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, bem como diversas partidas internacionais de cariz oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League.
Marcos Históricos na Arbitragem Feminina
Andreia Sousa também fez história ao ser a primeira assistente a figurar numa ficha de arbitragem de um jogo da I Liga, a 13 de agosto de 2023, no jogo entre Rio Ave e Desportivo de Chaves. Ana Raquel Brochado foi a primeira mulher a arbitrar um jogo das competições nacionais masculinas seniores em Portugal, em 2006.
Estes marcos, juntamente com a ascensão de Catarina Campos, demonstram um progresso contínuo na inclusão e reconhecimento do talento feminino na arbitragem portuguesa, abrindo caminho para futuras gerações de árbitras.