Sonho de muitos, realidade de poucos
Atingir a elite do futebol nacional é o sonho de muitos clubes, mas o caminho até lá nem sempre é linear. Alguns, no entanto, conseguem superar esse desafio de forma impressionante, conquistando duas subidas seguidas até à Primeira Liga.
«O FC Alverca é um dos clubes que atualmente se encontra nessa rota, depois de ter subido da Liga 3 à II Liga na última temporada. Agora, na 4ª posição da II Liga, os ribatejanos têm a possibilidade de repetir o feito e alcançar a Primeira Liga em apenas dois anos.»
A elite dos campeões
Essa é uma façanha que apenas algumas equipas conseguiram até ao momento. O zerozero fez uma pesquisa e encontrou 12 clubes que lograram essa dupla promoção consecutiva, desde a terceira divisão até ao topo do futebol português.
Entre eles estão nomes como o Boavista, que subiu da Segunda Divisão B (atual Liga 3) à Primeira Liga em 1997 e 1998, o Belenenses, que fez o mesmo caminho entre 2004 e 2006, ou o Paços de Ferreira, que conseguiu o feito entre 2009 e 2011.
Outros exemplos são o Desportivo das Aves, que subiu da Liga de Honra (atual II Liga) à Primeira Liga em 2016 e 2017, e o Portimonense, que fez o mesmo trajeto entre 2015 e 2017.