FPF apresenta candidatura para organizar Euro Feminino 2029

  1. A FPF apresentou a candidatura para sediar o Euro Feminino 2029
  2. A candidatura surge após duas outras propostas terem sido derrotadas pela Suíça para o Euro 2025
  3. Segundo os requisitos da UEFA, a candidatura deve incluir 8 estádios, sendo 1 com pelo menos 50 mil lugares
  4. Portugal já esteve presente em 2 edições do Euro Feminino, em 2017 e 2022, mas nunca ultrapassou a fase de grupos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje que irá apresentar uma candidatura para sediar a 15ª edição do Campeonato da Europa feminino de futebol em 2029. Esta é, segundo o presidente da FPF, Fernando Gomes, «mais um passo para consolidar o futebol feminino em Portugal».

A candidatura portuguesa surge após duas outras propostas terem sido derrotadas pela Suíça na corrida ao Euro 2025 feminino - a candidatura conjunta da Dinamarca e Suécia, e a da Polónia. «A nossa experiência na organização de eventos internacionais garante-nos a capacidade de proporcionar um ambiente que não só celebre a competição, mas que também inspire as futuras gerações de jogadoras», afirmou Gomes.

Processo de candidatura já arrancou


O processo de candidatura ao Euro 2029 já arrancou, com as federações interessadas a terem até 24 de setembro para manifestarem o seu interesse. Depois, seguem-se outras etapas, como a publicação dos requisitos, a entrega do dossiê preliminar e final de candidatura, até à decisão final, prevista para dezembro de 2025.

Segundo os requisitos da UEFA, as propostas devem incluir oito estádios, sendo um com pelo menos 50 mil lugares, três com mais de 30 mil e quatro acima dos 20 mil. «Nos últimos anos, temos assistido a um desenvolvimento significativo do futebol feminino no nosso país, fruto de um trabalho conjunto da FPF, das associações, clubes e dos nossos parceiros. Este compromisso é uma prioridade da FPF e a estamos determinados a reforçar esta posição com um projeto desta grandeza», rematou Fernando Gomes.

Duas presenças no Euro


Portugal já esteve presente em duas edições do Campeonato da Europa feminino, em 2017 e 2022, mas nunca conseguiu ultrapassar a fase de grupos.

Reconstruir o futebol português: Uma visão para 2025

  1. «Esse futebol não pode ser apenas o reflexo de um espetáculo, mas uma escola de valores.»
  2. «Um futebol que, ao plantar os seus pés na terra, não esquece o coração que bate em cada adepto.»
  3. «Os espetáculos só serão melhores e as competições mais equilibradas se a justiça desportiva funcionar, se os regulamentos forem claros e se todos os agentes agirem com o espírito desportivo que tanto apregoam.»
  4. «o talento, e não os interesses obscuros, sejam o motor do jogo, onde o desequilíbrio crónico entre grandes e pequenos dê lugar a uma competição que honre o mérito e não as desigualdades estruturais»

Samu, a nova referência goleadora do FC Porto

  1. Samu leva 16 golos nos primeiros 20 jogos pelo FC Porto
  2. Samu é o segundo melhor marcador do campeonato com 11 golos
  3. Jackson Martínez e Radamel Falcao são os únicos a terem tido melhor registo nos primeiros 20 jogos
  4. Samu só tem 20 anos, enquanto Hulk, Falcao e Jackson tinham entre 24 e 28 na melhor época

Natal no Estádio da Luz

  1. É uma pena que nem todos os adeptos do Benfica possam visitar o Estádio da Luz na véspera do Natal
  2. Há poucas coincidências mais felizes do que jogar em casa no dia 23 de dezembro, com o estádio cheio e uma baliza escancarada para o primeiro lugar da liga
  3. Alguém conhece outra família no mundo, repito, no mundo, que tenha juntado sessenta mil quinhentos e setenta e dois membros numa noite fria de dezembro, num estádio de futebol que às vezes aquece